Mais de 5 milhões já declararam o Imposto de Renda em seis dias

A Receita Federal contabilizou mais de 5 milhões de declarações do Imposto de Renda entregues nos seis primeiros dias do prazo. Até as 14h46 desta quinta-feira (21), 5.044.251 contribuintes já acertaram as contas com o Leão, o que representa 11,73% das 43 milhões de declarações esperadas para este ano.

O prazo para entrega da declaração começou no dia 15 de março e vai até 31 de maio. A Receita Federal ampliou o prazo para que todos os contribuintes tivessem acesso à declaração pré-preenchida, que é enviada duas semanas após a entrega dos informes de rendimentos.

Até agora, 84,8% das declarações entregues terão direito a restituição. Outros 8,6% dos contribuintes terão que pagar Imposto de Renda, e 6,6% não têm imposto a pagar nem a receber.

A maioria dos documentos foi preenchida através do programa de computador (73,6%). 15% dos contribuintes usaram o preenchimento online, que deixa o rascunho salvo nos computadores do Fisco, e 11,5% declararam pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.

A declaração pré-preenchida foi utilizada por 45,2% dos contribuintes. Essa ferramenta facilita o processo, pois o declarante apenas precisa confirmar as informações ou retificar os dados. A opção de desconto simplificado foi escolhida por 58,2% dos envios.

Até 2019, o prazo de entrega da declaração começava no primeiro dia útil de março e ia até o último dia útil de abril. A partir da pandemia de covid-19, a entrega passou a ocorrer entre março e ia até 31 de maio. Desde 2023, passou a vigorar o prazo mais tardio, com o início do envio em 15 de março, o que dá mais tempo aos contribuintes para prepararem a declaração desde o fim de fevereiro, quando chegam os informes de rendimentos.

Outro fator que impulsionou o recorde foi a antecipação do download do programa gerador da declaração. Inicialmente previsto para ser liberado a partir desta sexta, o programa foi antecipado para terça-feira passada (12).

Segundo a Receita Federal, a expectativa é que sejam recebidas 43 milhões de declarações neste ano, número superior ao recorde do ano passado, quando o Fisco recebeu 41.151.515 documentos. Quem enviar a declaração depois do prazo pagará multa de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia