Professor da UFRB é o novo presidente do Conselho de Cultura de Santo Antonio de Jesus

O professor e pesquisador da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Leandro Lourenção Duarte, é novo presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Santo Antônio de Jesus. Nomeado na noite desta quinta-feira (17) pelo secretário de Cultura, Turismo e Juventude, Everaldo Ferreira Junior, o docente representa as instituições públicas de ensino superior com sede no município.

 Instituído através da lei municipal nº1185, o Conselho Municipal de Política Cultural é um dos pilares da secretaria, composto por membros do poder público e também da sociedade civil. As suas atribuições incluem a fiscalização e a avaliação das políticas públicas de cultura.

Com base no regimento interno do conselho, poder público e sociedade civil devem se revezar na presidência anualmente. À frente do colegiado, o professor Leandro Duarte substitui o então representante Neilson Nery e passa a ter, por exemplo, autonomia para decidir sobre votações que de outra maneira estariam empatadas.

O secretário Everaldo Junior ressalta que a formação do novo conselho de cultura, composto ao todo por 22 membros – metade poder público e a outra parte sociedade civil -, ocorreu de maneira consensual e ordeira em reunião na sede da Biblioteca Municipal, iniciada às 18 horas. “Houve rapidez na formação da mesa diretora. Esta foi mais uma ação nossa, em menos de 30 dias”, destacou o titular nomeado no dia 23 de fevereiro.

Ainda segundo o secretário, o que se pretende é promover uma gestão da cultura democrática e participativa. “Queremos fortalecer a relação da gestão com as entidades aqui representadas”, finalizou.

 

*Por Ascom/SCTJ

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia