Professora Suzana Cardoso toma posse na Academia de Letras da BA

Tomou posse na Academia de Letras da Bahia (ALB), na noite desta quinta-feira (28), em Salvador, a professora emérita da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Suzana Alice Marcelino da Silva Cardoso. A imortal passará a ocupar a cadeira número 28, que pertenceu anteriormente àhistoriadora Consuelo Pondé de Sena, falecida em maio de 2015.

A solenidade foi realizada na sede da ALB, no Palacete Góes Calmon, bairro de Nazaré, na capital baiana. A nova acadêmica construiu a sua carreira profissional no universo das Letras, atuando principalmente na área da dialectologia, geolinguística, português do Brasil, língua portuguesa e variação linguística.

Suzana Alice Marcelino da Silva Cardoso possui graduação em Letras Neolatinas pela Universidade Federal da Bahia (1960), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (1979) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002).

Ela é professora associada da Universidade Federal da Bahia, professeur invité na Université Paris 13, UFR LSHS, professora emérita da Universidade Federal da Bahia, membro associado do LDI-Lexiques, Dictionnaires, Informatique da Université Paris 13; editora da revista Estudos Lingüísticos e Literários (2004-2012) e membro do Conselho Editorial das revistas A Cor das Letras, Filologia e Lingüística Portuguesa; Reslang-Révue Électronique des Sciences du Langage; Ingá Revista de Estudos Linguísticos e Literários; coordenadora do GT de Sociolinguística da ANPOLL (1992-1994), presidente da Associação Brasileira de Linguística – ABRALIN (1993-1995) e diretora-presidente do Projeto Atlas Linguístico do Brasil.

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia