Enem 2016: 1º dia teve questão sobre crise dos refugiados e spray de pimenta

005

As provas de sábado (5) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pediu, entre outros temas, Hamlet, crise dos refugiados e a xenofobia na Hungria, a evolução da vida no campo, o apartheid na África do Sul e, em ciências da natureza, a composição do spray de pimenta.
Ciências humanas
A prova também trouxe uma pergunta sobre machismo. A missão do candidato era relacionar uma propaganda de 1968 em que uma mulher segurava um produto de limpeza e havia a seguinte frase ‘a mulher levará a limpeza para a lua’. Na mesma questão havia uma notícia afirmando que 50% da equipe da Nasa era formada por mulheres, citando comentários machistas publicados por internautas. O candidato tinha de relacionar os dois casos.
O trecho da peça “Hamlet”, de William Shakespeare, citado no Enem foi o mais famoso: o poema “ser ou não ser”. O texto foi usado para abordar conceitos sobre o existencialismo, e o estudante, para resolver a questão, precisou compreender os elementos tensionantes relacionados à corrente de pensamento.
Outra questão de ciências humanas foi sobre a dinâmica das mulheres da África Ocidental a partir do século 9. Em história do Brasil, os candidatos também tiveram de responder qual o objetivo da Operação Condor, que é uma aliança político -militar criada entre os vários regimes militares da América do Sul.
A repressão às mulheres também foi tema de outra questão, mais especificamente relacionada à Revolução Islâmica de 1979 no Irã. Para abordar o tema, o Enem usou um trecho do romance em quadrinhos Persepolis, da escritora Marjane iraniana Satrapi.
Alguns dos filósofos, sociólogos e pensadores que foram citados no primeiro dia de provas foram René Descartes, Theodor Adorno e Max Horkheimer, em uma questão sobre indústria cultural, e Friedrich Nietzsche, com trechos de seu livro “Assim falou Zaratustra”.
Ciências da natureza
Em ciências da natureza, em uma das questões de química os candidatos tiveram de responder por que é inútil lavar uma parte do corpo afetada atingida por gás de pimenta. Também apareceram perguntas sobre reação química, estrutura química, circuito elétrico, reação química e biomas.
Uma das questões de biologia abordou as diferenças entre os tipos de diabetes. (Bocão News)


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia