Enem: com questão sobre machismo, estudantes consideram primeira prova complexa

24713enem-com-questao-sobre-machismo-estudantes-consideram-primeira-prova-complexa-2

Vários temas relacionados com conhecimentos históricos foram aplicados na prova de Ciências Humanas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste sábado (5). O aparthaid na África do Sul, crise dos refugiados, ditaduras na América Latina, o trecho da peça “Hamlet”, de William Shakespeare e o machismo estavam na avaliação deste primeiro dia. A repressão às mulheres também foi questionada e relacionada à Revolução Islâmica de 1979 no Irã. Para abordar esse assunto, o Enem usou uma parte do romance em quadrinhos Persepolis, da escritora iraniana Marjane Satrapi. De modo geral, os estudantes acharam a prova “difícil” e “complexa”.

“Achei boa a prova, mas ciências naturais foi a parte mais difícil. Eu estudava cinco horas por dia, além do tempo no cursinho. Outra coisa que me deixou meio desestabilizada emocionalmente foi a incerteza sobre a minha prova, se seria adiada ou não”, afirmou a estudante Nathália Garcia, de 18 anos. Em entrevista à Agência Brasil, ela contou que participa do Enem pela terceira vez e agora quer entrar no curso de medicina em alguma universidade pública.

A Bahia é o terceiro estado com o maior número de inscritos para o exame (664.697), atrás de São Paulo (1.404.276) e Minas Gerais (948.558). Mais de 30 mil candidatos baianos, em 30 cidades, tiveram as provas adiadas para 3 e 4 de dezembro, por causa das ocupações estudantis contra a reforma da educação e a proposta de emenda à Constituição que limita os gastos públicos.

Em Salvador, a aplicação do Enem em quatro departamentos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) foi adiada. Apesar disso, os estudantes contestam a decisão, já que ocuparam apenas a reitoria.

Já o vigilante Edvan Vieira, 28 anos, alegou falta de tempo para preparar-se. Mesmo achando a prova “um pouco difícil”, ele acredita que teve rendimento melhor que na edição anterior do Enem.“Espero conseguir nota suficiente para entrar na faculdade de Engenharia Elétrica. A parte mais difícil foi de humanas, mas gostei um pouco de química e física. Amanhã tem matemática, que gosto, e também tem redação, que não é o meu forte”, disse o candidato.

Para a prova deste domingo (6), na Bahia, os portões dos locais de prova vão ficar abertos entre 11h e 12h (12h e 13h, no horário de Brasília), por causa do horário de verão. Os estudantes terão cinco horas e 30 minutos para responderem às questões objetivas de linguagens e códigos, matemática e redação.  (Metro 1)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia