Após polêmica com atual gestor, Rui se reúne com Jerônimo para decidir novo reitor da Uefs

Após polêmica com atual gestor, Rui se reúne com Jerônimo para decidir novo reitor da Uefs

 

O governador Rui Costa (PT) deve decidir nesta segunda-feira (20) o nome do novo reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O chefe do Executivo estadual se reúne com o secretário de Educação Jerônimo Rodrigues para avaliar os candidatos. O novo nome deve sair no Diário Oficial desta terça-feira (21).

Durante o almoço com os jornalistas nesta segunda, Rui defendeu a lista tríplice. Ele informou que só recebeu um nome e isso não é constitucional. “A lei é clara, é prerrogativa do governador escolher uma lista tríplice, inclusive de reitores de universidade, e eu não abro mão daquilo que a lei estipula. Porque se não, é melhor rasgar a Constituição e a lei”, disse o governador.

Nos bastidores, circula a informação que o governador pode não escolher o atual reitor, Evandro Nascimento devido ao fato de Evandro ter comparado Rui à Bolsonaro, ao comentar a greve das universidades estaduais, em entrevista à Folha de S. Paulo. A comparação foi por conta dos cortes que o governador realizou nas instituições estaduais, que, segundo ele, se assemelham ao que o governo Bolsonaro fez com as universidades federais.

Nesta semana, a coluna de Levi Vasconcelos do jornal A Tarde, publicou que Rui não gostou da comparação e, ao invés de renomear Evandro, devolveu a documentação com o lembrete: “Cumpra-se a lei”.

 

*BNEWS