MEC confirma Alexandre Lopes como novo presidente do Inep

O Ministério da Educação (MEC) confirmou na manhã desta sexta-feira (17) que Alexandre Ribeiro Pereira Lopes será o novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ( Inep ), órgão responsável pelo Enem . Ele assume no lugar de Elmer Vicenzi, demitido nessa quinta-feira (16) menos de um mês após assumir o cargo. O GLOBO tinha informado que Lopes deveria ser o indicado do ministro Abraham Weintraub para a função.

O novo presidente do Inep era diretor legislativo na Secretaria Executiva da Casa Civil da Presidência da República, mesmo local em que o ministro trabalhou antes de assumir seu posto atual. Ele é servidor público de carreira na área de comércio exterior, formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Direito pela Universidade de Brasília (UnB).

Lopes será o terceiro nome escolhido pelo governo Bolsonaro a assumir a presidência do Inep, órgão que é responsável pelo Enem. A exoneração de Vicenzi ocorreu depois de uma desavença com a Consultoria Jurídica do Inep, que desaconselhou o acesso, por parte do MEC, a dados pessoais de alunos para emissão de uma carteirinha estudantil que o governo pretende lançar.

O documento interno, ao qual O GLOBO teve acesso, apontou que a utilização dos dados era ilegal. O parecer foi uma reposta a um pedido do MEC para usar dados do Censo da Educação Superior para emissão de carteirinha digital. O objetivo é retirar o poder de entidades como União Nacional dos Estudantes (UNE), que têm nesse serviço sua principal fonte de receita.

Embora Vicenzi estivesse, nesta questão específica dos dados para a carteirinha estudantil, sintonizado com o ministro Weintraub, a briga com a Consultoria Jurídica levou à exoneração. Os advogados da Consultoria ameaçavam deixar seus postos diante da pressão. Weintraub já estava descontente com o rendimento de Vicenzi na autarquia por outros motivos e foi convencido a fazer a troca.

*OGlobo



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia