Após virar meme, brasiliense gabarita prova de matemática do Enem

Com a divulgação das notas individuais Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, na sexta-feira (17), o brasiliense Frederico Torres, de 33 anos, viu a realização de um desejo antigo. Após seis tentativas, ele conseguiu, pela primeira vez, gabaritar a prova de matemática do exame.

Frederico é mestre em matemática e professor da disciplina. Ele conta que, desde 2014, faz o Enem para ajudar na orientação aos alunos. No entanto, até a edição de 2019, sempre errava uma das 45 questões do teste. Entre alunos, o professor virou meme como “o 44 de 45”.

Com a conquista, Frederico tirou a maior nota do Enem em matemática nesta edição: 985,5. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no entanto, não informou se ele foi o único a conseguir o resultado no país.

Frederico dá aulas em um colégio particular e em dois cursinhos preparatórios da unidade. Segundo o professor, a participação no exame é importante para entrar no estado mental dos alunos.

Em 2018, no entanto, a prova acabou sugerindo um novo caminho para o professor. Com a nota do Enem daquele ano, Frederico conseguiu uma vaga para o curso de medicina da Universidade de Brasília.

Resultado e ‘inconsistências’

O resultado do Enem 2019 foi divulgado na sexta-feira (17) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No sábado, no entanto, o órgão admitiu que houve “inconsistências” na correção de parte das provas.   Segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, a falha está sendo corrigida e “não vai chegar nem a 9 mil pessoas”. Apesar do problema, a abertura da inscrição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que permite aos estudantes concorrerem a vagas em universidades federais pelo país com a nota do Enem, está com o cronograma mantido, segundo Lopes. O prazo vai de terça (21) a sexta (24). (G1)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia