Bahia terá quase 15 mil vagas pelo Sisu

A partir da próxima terça-feira, 21 de janeiro, começam as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada em todo o país. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), serão ofertadas 237.128 vagas nos 26 estados e no Distrito Federal, em 128 instituições de ensino do Brasil – são 1.652 a mais em relação ao evento de 2019. Na Bahia, o número de oportunidades deve ser superior a 14,8 mil, em dez universidades e institutos de 41 cidades.

Só na capital baiana, há vagas para 105 cursos, desde Ciências Biológicas na Universidade Federal da Bahia (Ufba), com 36, a zootecnia, também na mesma instituição. O curso que oferece o maior número de oportunidades é o de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, na própria UFBA, com 300 vagas no turno Noturno, no campus da Federação/Ondina. Por outro lado, com apenas 9 vagas, o curso de Física da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), também no turno Noturno, é o que oferece menos oportunidades entre as faculdades disponíveis.

Conforme o Ministério, a inscrição pode feita pela internet com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi liberado para consulta pelos candidatos ontem (17), segundo o calendário do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela prova. Vale lembrar que, para concorrer as vagas com a nota do certame, é necessário que o candidato tenha tirado nota superior a zero na prova de redação.

Ao entrar no site https://sisu.mec.gov.br/#/, é possível escolher duas opções de cursos, em universidades federais e estaduais espalhadas, além de institutos de todo o país. De acordo com o MEC, quem teve melhor pontuação no Enem tem mais chances de conquistar a vaga. No portal, é possível fazer a escolha por nome do curso, instituição ou município.

Segundo o cronograma, após o período das inscrições, que se encerram às 23h59 do dia 24 de janeiro, o resultado do processo será divulgado no dia 28/1. Já aqueles candidatos que não tenham sido selecionados na chamada regular em nenhuma das duas opções de curso escolhidas, poderão manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso escolhida em sua inscrição no Sisu entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro. A convocação dessas pessoas, segundo o Ministério da Educação, se dará entre os dias 7 de fevereiro e 4 de abril.

Além do site, outras dúvidas sobre o Sisu podem ser tiradas através do telefone 0800 61 61 61, que disponibilizado pelo Inep. A recomendação é a de que os participantes acessem o cadastro diariamente para conferir os balanços e notas de corte (pontuação mínima necessária para ingressar em cada um dos cursos). (Tribuna da Bahia)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia