Reajuste de matrícula das escolas particulares baianas pode chegar até 6,25%

Com o início de 2020 além de ficar atento para os gastos com material escolar ainda é necessário garantir o orçamento para o novo valor da mensalidade. O reajuste de matrícula das escolas particulares baianas para esse ano está na média entre 4,5% até 6,25%, segundo o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (SINEPE-BA).

O dado de ajuste foi obtido através do envio da atualização das planilhas de gastos e do valor da mensalidade pelas escolas particulares ao Sinepe-Ba. O aumento é justificado por investimentos em salários de professores, tecnologias nas escolas, capacitação de profissionais, entre outros serviços. Com o tempo algumas exigências vão se atualizando, como a medida que torna obrigatório até maio deste ano que todas as escolas possuam bibliotecas.

De acordo com o superintendente do Sinepe-Ba, Jaime Davi, a fiscalização do cumprimento da lei No 9.870, que assegura o reajuste, se deve a população. Segundo ele as escolas também enviam sua planilha ao Procon e ao Codecon, órgãos que o cidadão deve contatar em caso de suspeita de abuso nos valores.

As escolas particulares devem informar a sua taxa de reajuste no máximo 45 dias antes da matrícula.

*M1




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *