Secretaria da Educação realiza aula inaugural de cursos do PRONATEC do Eixo de Recursos Naturais

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou, nesta segunda-feira (29), a aula inaugural dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Agente de Assistência Técnica e Extensão Rural; Agricultor Familiar; e Agricultor Orgânico, pertencentes ao Eixo de Recursos Naturais do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). A atividade, que aconteceu de forma virtual, através do Canal Educação Bahia, no Youtube, foi transmitida para estudantes, professores e gestores da rede estadual e contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, além de palestrantes convidados. Os cursos de qualificação profissional serão on-line, através do Google Sala de Aula, por causa da pandemia do novo Coronavírus, na modalidade de ensino não presencial de Educação à Distância (EAD).

O secretário Jerônimo Rodrigues deu as boas-vindas aos estudantes e destacou a importância dos cursos. “Guardo esta aula de hoje com muito carinho e afeto. Espero que as pessoas que estão nestes cursos aproveitem com seriedade o que nós estamos fazendo. A Superintendência de Educação Profissional se sente prazerosa em estar compartilhando esta experiência”, salientou.

O ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e deputado federal, Patrus Ananias, fez um panorama da construção das políticas públicas brasileiras. “Não podemos perder de vista os nossos estados com as suas complexidades e potencialidades. Nós temos territórios com características históricas, culturais, geográficas, econômicas e ambientais muito comuns e que possuem territórios menores que precisam ser valorizados, onde estão os povos e as comunidades tradicionais. Devemos pensar nessas regiões em uma perspectiva de desenvolvimento mais enraizado, estimulando efetivamente vocações e potencialidades locais e regionais, a formação de empreendedores locais, a economia solidária, o cooperativismo e a Agricultura Familiar”.

A presidente da Cooperativa Ser do Sertão do município de Pintadas, Valdirene Santos Oliveira, ressaltou o diferencial que os cursos têm. “Estes cursos são importantíssimos, pois possuem um viés de grandeza para o currículo dos estudantes, com conteúdos diferenciados. No curso de Agricultor Familiar, o estudante vai aprender a fazer o planejamento e diagnóstico da propriedade, saber o que pode ou não ser produzido e qual será o foco de produção. O curso de Agente de Assistência Técnica e Extensão Rural, por dia vez, vai levar o estudante a elaborar um planejamento e a construção de um modelo que garanta a sustentação, levando em conta a preservação ambiental. Já o curso de Agricultor Orgânico é fundamental para se garantir produtos orgânicos de qualidade sem o uso de agrotóxicos”, destacou.

A aula inaugural também contou com a participação do superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal, e da coordenadora geral da Superintendência de Educação Profissional da SEC, Elisabete Costa Santos.

Sobre os cursos – O processo seletivo para os cursos do PRONATEC foi realizado por meio de sorteio eletrônico, durante live no canal Educação Bahia, no Youtube, acompanhado por representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE), do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). Também já foram iniciadas, no dia 22 de junho, as aulas dos cursos FIC de Assistente de Recursos Humanos; Microempreendedor Individual (MEI); e Promotor de Vendas. Foram contemplados 6.710 mil estudantes e, para esta etapa, estão sendo investidos R$ 3.825.220 milhões.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia