Secretaria da Educação do Estado lança curso de gestão para dirigentes regionais e de unidades escolares

edy diniz

A Secretaria da Educação do Estado realizou, nesta segunda-feira (24), o lançamento on-line do Curso Gestão Escolar para Resultados. Em parceria com o Instituto Publix, a proposta é oferecer uma capacitação que possa contribuir para que os gestores escolares e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) aperfeiçoem as suas funções administrativas. O curso abordará aspectos práticos relacionados à gestão dos subsistemas de Recursos Humanos, Portal RH Bahia e planejamento escolar, além de modelo de gestão de pessoal e para o apoio operacional nas unidades escolares da rede estadual de ensino. A pré-inscrição pode ser realizada até 4 de setembro, no endereço https://sec-ba.netpublix.com.br/.

Serão oferecidas mil vagas, divididas em cinco turmas, com carga horária de 24h. O curso será realizado na plataforma de Educação à Distância (EAD) do Instituto Publix, com início no dia 8 de setembro. No total, serão oito módulos: Legislação do serviço público e do magistério do Estado da Bahia; Gestão da carreira e remuneração; Procedimentos administrativos relacionados à gestão de pessoal na unidade escolar; Regime disciplinar e responsabilidade dos servidores; Bem-estar no ambiente interno da unidade escolar e relacionamento com a SEC; Portal RH Bahia; Planejamento Escolar; e Liderança e engajamento de atores internos e externos.

O subsecretário da Educação, Danilo Souza, que representou o secretário Jerônimo Rodrigues, falou da importância da realização do curso. “É fundamental que os gestores possam promover uma boa gestão dos recursos que são disponibilizados para a escola, assim como as relações interpessoais. E esta é uma forma de qualificar os nossos gestores”.

Para a superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, a proposta do curso é acompanhada das mudanças realizadas no Estado. “Desde o ano passado, temos um sistema que tem como característica a descentralização. Por isso, é importante que os gestores tenham domínio sobre o Portal RH e demais procedimentos para que consigamos mais celeridade nos processos”, afirmou.

O gerente de projetos do Instituto Publix, Raphael Salviano, explicou sobre a dinâmica do curso. “A partir do início do curso, os gestores terão 30 dias para realizá-lo na plataforma. Eles vão contar com o acompanhamento de uma equipe de suporte, livros eletrônicos, videoaulas, exercícios de fixação, atividade de avaliação e certificado. A ideia é que os participantes tenham capacitação para compreender os procedimentos e normas, mas também possam orientar seus funcionários”.

A diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Cybele Amado, reforçou os esforços da SEC em promover formações continuadas aos educadores. “Este é um trabalho que o secretário Jerônimo vem sempre dialogando conosco, que são as criações de cursos de formação continuada para qualificarmos ainda mais os gestores e professores. E o Curso de Gestão Escolar para Resultado é um empenho de diversos setores da SEC, com o objetivo de oferecer mais uma opção de formação aos educadores”.

O coordenador de articulação de Projetos para a Educação da SEC, Hélder Amorim, destacou como um curso com o tema de gestão pode melhorar o desempenho dos dirigentes. “Na academia não passamos por essa formação gestora, apenas pedagógica. E, quando assumimos a direção de uma escola e de um NTE, muitas dúvidas surgem pelo caminho. O curso vai dar esse olhar diferenciado aos gestores da rede estadual de ensino”, concluiu.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia