Enem 2020 inclui leitura de textos por computador como alternativa de acessibilidade

Como forma de permitir maior acessibilidade aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação (MEC) anunciou novidades para a avaliação. Dentre elas, pela primeira vez, o participante poderá contar com um programa que possibilita a leitura de textos na tela do computador durante a prova, além de indicar o uso do implante coclear, no caso de surdocegueira.

A funcionalidade é destinada aos candidatos que solicitaram atendimento especializado para cegueira, surdocegueira, baixa visão ou visão monocular e tiveram solicitação aprovada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O atendimento especializado será aplicado apenas para a opção da prova impressa. A partir desse ano, o Enem também contará com a aplicação da prova na versão digital.

Aqueles que se enquadrarem nessa condição poderão ser acompanhados por cão-guia e utilizar material próprio: máquina de escrever em braile, lâmina overlay, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária, tábuas de apoio, multiplano e plano inclinado. Os recursos serão vistoriados pelo aplicador, exceto o cão-guia.

Haverá, ainda, três guias-intérpretes para atendimento ao participante surdocego e uma banca especial para correção de suas provas, segundo o MEC. Quem necessitar de atendimento devido a acidentes ou imprevistos, após o período de inscrição, deverá solicitá-lo via Central de Atendimento, por meio do 0800 616161, em até dez dias antes da aplicação do exame.

ENEM

Uma das principais formas de acesso ao ensino superior é por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A avaliação é realizada anualmente, pelo Inep, desde 1998. A edição deste ano, por conta da pandemia do coronavírus, foi adiada e ocorrerá nos dias nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital).

O Enem avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Fonte: Educa Mais Brasil