Após concluir ensino médio aos 66, idosa é aprovada em 2º lugar em Federal

Nunca é tarde demais para realizar um sonho. É o que ensina a história de vida da aposentada Edicléia de Arruda Zanini, que, aos 72 anos, conseguiu ser aprovada, em segundo lugar, no vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Edicléia formou-se no ensino médio aos 66 anos e nunca imaginou que, seis anos depois, ingressaria no curso de Letras em uma instituição pública.

A comemoração pela conquista tem ainda mais força para Edicléia, que após três anos de tratamento, se curou de um câncer.

A história da aposentada viralizou nas redes sociais após a neta Alice Siqueira, de 21 anos, compartilhar com a foto da avó quando recebeu a confirmação da aprovação.

A jovem conta que a família se reuniu para dar a notícia à Edicléia e relata que foi um momento de muita emoção.

“Minha mãe leu o nome dela no celular, ela achou que fosse um exame médico, depois viu que era a lista de aprovados e começou a chorar bastante. Foi muita emoção, queria compartilhar com meus amigos um momento feliz. Nunca imaginei essa repercussão. De repente, todo mundo começou a falar que ela era uma inspiração”, conta a neta.

A luta contra um câncer fez Edicléia adiar alguns planos, mas a aposentada conseguiu concluir o ensino médio já aos 66 anos. E, por insistência da filha, decidiu prestar o vestibular para o curso de letras neste ano.

“Ela nem esperava. Fez o vestibular porque minha mãe insistiu. Ela estava se sentindo muito sozinha e deprimida com a pandemia. O isolamento contribuía para ficar deprimida”, diz Alice.

Dona Edicléia conta que não havia estudado muito para o vestibular, por isso foi surpreendida com o resultado em segundo lugar. A escolha pelo curso de Letras se deu por sua paixão pela língua portuguesa. “Eu sempre gostei muito de ler, escrever, faço muitos poemas”, diz a caloura.

Após a notícia da aprovação, que saiu em 25 de novembro, Edicléia ganhou material escolar dos netos como forma de incentivo e aproveitou uma oferta da Black Friday para garantir um novo notebook.

“Estou imensamente feliz, é a realização de um sonho, era tudo que eu queria. Tive muitas coisas que me atrapalharam, três anos em tratamento de câncer… Mas, não pode desistir nunca, tem que persistir e ir para frente. Nunca é tarde”, celebra a nova universitária.

*CNN

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia