Prevenção ao novo Coronavírus será trabalhada no currículo com o ensino remoto na Bahia

Foto: Divulgação

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) vem realizando diversas iniciativas para promover a conscientização das comunidades escolares em relação à pandemia do novo Coronavírus. Atividades como palestras on-line, elaboração de materiais informativos, banners, debates virtuais e ações de formações pedagógicas estão sendo realizadas com o objetivo de reforçar os protocolos sanitários – como o distanciamento social, a higienização de mãos e o uso das máscaras – e fortalecer a cultura do cuidado. Com o início do ensino remoto, no dia 15 de março, estas temáticas ganharam ainda mais espaço no currículo.

O coordenador de Educação Ambiental e Saúde da SEC, Fábio Barbosa, falou sobre as ações no âmbito do programa Saúde na Escola. “O objetivo do programa é potencializar a cultura do cuidado com a saúde, considerando aspectos de prevenção, mas, também, da promoção da saúde. É oportuno, bem como necessário, que os conteúdos assimilados pelos estudantes possam também repercutir em suas residências, nas comunidades e, com isso, que eles se transformem em disseminadores de informações e sejam promotores da saúde junto ao seu grupo familiar e sua comunidade”.

Idalécio Santos, professor de Biologia do Colégio Estadual Marquês de Abrantes, em Rio Real, ressalta que a inserção do tema no currículo escolar é indispensável. “O uso da temática que envolve a prevenção ao Coronavírus no currículo, em uma perspectiva interdisciplinar, se faz mais que necessário e urgente, pois o estudante, enquanto cidadão e protagonista, deve ser um agente mobilizador que, através de atividades pedagógicas, atuará junto à sua família e à comunidade local para que todos possam zelar pelo cumprimento dos protocolos sanitários, em especial o uso da máscara, o distanciamento físico e a higienização das mãos, visando construir uma rede de proteção contra a Covid-19”.

Pensando em aprimorar o conhecimento no tema, a equipe de  professores de Ciências Biológicas do Colégio Pinto de Aguiar, em Salvador, participou de um curso on-line, realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, com o tema “Ensino de Ciências e promoção da saúde na escola básica em tempos da Covid-19”. Como conclusão de curso, os professores realizaram um vídeo para ser transmitido e difundido com a comunidade escolar, apresentando os protocolos de biossegurança e medidas de prevenção à doença. Veja aqui: https://bit.ly/30pn0y4

A professora Renata da Cruz Pereira de Biologia, que participou do projeto, conta que o vídeo foi realizado após a equipe aprofundar os estudos sobre a temática. “O trabalho final foi uma compilação desses estudos, nos quais trabalhamos com a ferramenta digital Powtoon, na criação de um vídeo animado para atender, de forma simplificada, a família e a comunidade de educandos com o protocolo de biossegurança. A iniciativa pretende esclarecer a comunidade sobre as ações de prevenção, trazendo segurança a todos para quando chegar o momento do retorno híbrido nos colégios estaduais”.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia