Matrícula no SISU e inscrição na lista de espera terminam nesta sexta-feira (23)

Termina nesta sexta-feira, 23 de abril, o prazo para manifestação de interesse na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021/1.
A participação na lista de espera é exclusiva para quem se inscreveu no SiSU 2021/1 e não foi classificado em nenhuma das duas opções de curso escolhidas. O candidato deve fazer seu login na página da seleção e escolher para qual das graduações deseja concorrer.

A relação dos candidatos que manifestarem interesse será repassada para as instituições participantes do SiSU 2021/1 e será de responsabilidade delas a realização das próximas chamadas da seleção.

As próximas chamadas do SiSU 2021/1 serão feitas nas próprias páginas das instituições de ensino, conforme calendários definidos por elas e diante da disponibilidade de vagas a serem preenchidas.

Fim do prazo de matrículas
As matrículas dos aprovados na primeira chamada do SiSU 2021/1 também acabam nesta sexta-feira, 23 de abril. Os convocados que ainda não se matricularam devem consultar o site da seleção e a página da instituição para a qual foram classificados para conferir os documentos necessários e os procedimentos adotados para o registro acadêmico.

Por causa da pandemia de Covid-19, algumas instituições podem adotar a matrícula virtual para evitar aglomerações em suas dependências. Por isso, o candidato precisa verificar nos sites das instituições quais as orientações e os horários para matrículas.

Como foi o SiSU 2021/1?
Ao contrário das edições anteriores, o SiSU do primeiro semestre de 2021 não foi realizado no início do ano. A pandemia de Covid-19 alterou o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, prova utilizada no sistema de seleção, o que gerou o adiamento do processo seletivo para abril.

As notas do Enem 2021 foram divulgadas em 29 de março. Com o resultado em mãos, os candidatos puderam se inscrever no SiSU 2021/1 a partir de 6 de abril. Inicialmente, o prazo se encerraria no dia 9 seguinte, mas o Ministério da Educação (MEC) prorrogou o período para inscrições até 14/4.

Com mais tempo para inscrições, o SiSU também sofreu alteração na divulgação do resultado. As notas que seríam divulgadas em 13 de abril passaram para o último dia 16.

A oferta do SiSU 2021/1 foi de 206.609 vagas em 5.571 cursos superiores, oportunidades oferecidas por 109 instituições públicas e que contemplam graduações presenciais e a distância (EaD).

As instituições federais ofereceram, obrigatoriamente, o mínimo de 50% de suas vagas para o Sistema de Cotas, lei federal que reserva oportunidades aos estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas (havendo percentual para pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência).

Nas demais instituições participantes do SiSU, a oferta pela Lei de Cotas foi optativa. Algumas adotaram o mesmo modelo das federais, enquanto outras definiram suas próprias ações afirmativas.
Fonte: Brasil Escola



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia