Escola estadual realiza mutirão para inscrições nos 44 cursos de qualificação profissional ofertados no Educar para Trabalhar

Fotos: Divulgação
O Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova, localizado em Bom Jesus da Lapa, realizou, neste sábado (15), o Dia “D” para as inscrições dos 44 cursos de qualificação profissional (Formação Inicial e Continuada – FIC), do Programa Educar para Trabalhar. O objetivo foi realizar um mutirão, envolvendo toda a comunidade escolar para incentivar e orientar os estudantes nas inscrições, que podem ser realizadas até a próxima quarta-feira (19), através do endereço https://bityli.com/MgdKr.
>> Acesse aqui para conhecer todos os cursos disponíveis (https://bit.ly/3tKnuLz)
As vagas são destinadas aos estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio da rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2020/2021, além dos egressos do Ensino Médio ou de cursos técnicos de nível médio (Educação Profissional e Tecnológica) que concluíram entre os anos de 2016 e 2020.
Gabriela de Carvalho
Vitória Café
A coordenadora pedagógica da unidade escolar, Isabel Geanne Ribeiro, explicou como funcionou a iniciativa. “Fizemos uma força-tarefa, com a participação de professores, gestores, equipes da coordenação e administrativa, através da qual nos colocamos à disposição dos estudantes o dia inteiro no whatsapp. Eles responderam um questionário para que pudéssemos finalizar as inscrições e garantir que participassem desta proposta riquíssima do Programa Educar para Trabalhar”.
Para a estudante do 3º ano, Gabriela de Carvalho, foi importante a escola realizar a orientação para as inscrições dos cursos devido à quantidade de ofertas que são disponibilizadas. “Achei de suma importância esta ajuda da escola porque temos uma enorme variedade de opções. Sinceramente, gostaria de fazer mais de um curso, mas escolhi o de Assistente de Produção Cultural, pois já participo de um grupo teatral e tenho certeza de que vai me trazer mais conhecimento e perspectiva para ingressar no mercado de trabalho”.
A ex-aluna, Vitória Café, que concluiu o curso técnico em Turismo integrado ao Ensino Médio, em 2019, aproveitou a oportunidade e se inscreveu para o curso de Cerimonialista. “Foi muito boa esta iniciativa da escola porque, às vezes, tem estudantes com dúvidas no processo da inscrição. Fiquei feliz de poder achar um curso que me dá expectativas de inserção no mercado de trabalho. No município, existem muitos eventos promovidos pela prefeitura que podem ser uma excelente opção de trabalho”.
Já a estudante do 2º ano, Cecília Manuela, ressaltou a chance de ter um curso de qualificação gratuito disponibilizado pela SEC. “Neste momento atípico é muito bacana termos essa oportunidade, principalmente para os estudantes de baixa renda, que não estão em um momento favorável para pagar um curso de qualificação. Essa mobilização da escola mostra o compromisso com os alunos em garantir que todos possam se inscrever”, afirmou.
O estudante, que está matriculado regularmente no Ensino Médio, poderá escolher qualquer curso do seu interesse para fazer a sua inscrição. Já o estudante matriculado em um curso técnico da rede estadual realizará a inscrição em um dos cursos FIC (qualificação profissional) do mesmo eixo tecnológico do seu curso técnico. A metodologia de ensino utilizada será de Educação à Distância (EAD), com atividades remotas realizadas com o apoio de monitores, tutores e equipe de apoio para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e de apoio ao estudante.
Requisitos – Entre os requisitos para a inscrição, o candidato deve ser residente e domiciliado no Estado da Bahia; possuir Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) válido; ser estudante regularmente matriculado no Ensino Médio da rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2020/2021 e possuir frequência neste ano letivo; ou ser egresso do Ensino Médio e do curso da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da rede pública estadual, no período de 2016 a 2020.

Seleção – O processo de seleção dos candidatos inscritos será feito por Sorteio Eletrônico, no dia 20 de maio. A listagem com o resultado parcial do processo de seleção com a indicação dos nomes dos classificados será divulgada na mesma data do sorteio e o resultado final, no dia 23 de maio, ambos no Portal da Educação. A matrícula será realizada no período de 23 a 30 de maio, de forma automática, sem a necessidade da presença do candidato.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia