SEC E FGV destacam a educação baiana no contexto da pandemia


Foto: Divulgação
“A educação baiana no contexto da pandemia e os seus desafios” foi o tema da live que a Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta sexta-feira (14), conjuntamente com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A iniciativa contou com as presenças do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, e do ex-ministro da Educação e professor Henrique Paim, da FGV.  A atividade, que pode ser conferida no canal da Educação no Youtube (https://bit.ly/3yfb4hU), foi acompanhada por professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares, gestores do  Núcleo Territorial da Educação (NTE) e estudantes. Mediada pela gerente de Projetos da FGV, Raiana Góis, a live abordou questões importantes, como o avanço das políticas públicas implementadas pela Secretaria da Educação do Estado.
O secretário Jerônimo Rodrigues, que abriu a live, fez um panorama sobre a atuação da Secretaria da Educação do Estado, visando garantir o vínculo entre estudantes e escola. “Estamos em um grande momento de mutirão. Junto a nós estão o CONSED, a UNDIME, a UNCME, fazendo o que mais sabemos fazer, que é defender a Educação. Na Bahia, um grande movimento está sendo feito para não perdermos o vínculo dos estudantes com a escola. Neste momento, estamos em atividades remotas que, por si só, é um desafio, incluindo a questão do acesso à internet e da renda das famílias. Por outro lado, criamos canais e atividades para fazer o melhor. Ao lado deste suporte pedagógico, temos a determinação do governador Rui Costa que estabelece um pacto para garantir, com recursos do próprio Estado, políticas de assistência estudantil, por meio de programas de bolsa”.
O professor Henrique Paim, que é diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV, falou sobre os desafios do país por causa da pandemia e destacou o protagonismo da SEC neste contexto. “O secretário Jerônimo Rodrigues vem fazendo um grande esforço no sentido de minimizar os efeitos da pandemia na Educação no Estado da Bahia e a gente sabe o quanto isso é difícil. Os organismos internacionais, como UNESCO, OEI e UNICEF, têm tido um papel fundamental neste momento difícil que vamos enfrentando. Todos esses trabalhos têm mostrado uma série de preocupações que deverão ser enfrentados de uma forma muito intensa e planejada pelos sistemas estaduais e municipais e obviamente pelo próprio Ministério da Educação. É fundamental que municípios e estados fiquem atentos aos temas relacionados à questão da assistência estudantil, que é essencial neste momento para compensar os estudantes, professores e gestores em função dos problemas causados pela pandemia e a a Bahia, com o Vale-alimentação, Bolsa Presença e Mais Estudo, vem se destacando neste sentido”.
Participaram ainda da live o diretor do escritório da Organização dos Estados Ibero-americanos no Brasil (OEI), Raphael Callou; a coordenadora de Educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) Brasil, Rebeca Otero; e a oficial de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) Brasil, Júlia Ribeiro.


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia