SAJ: Secretária de Educação diz que retorno das aulas depende do decreto do estado

A secretária de educação de Santo Antônio de Jesus, professora Renilda Barreto afirma que retorno das aulas presenciais está muito perto.

Na semana passada, o governador Rui Costa disse que a expectativa é que as aulas sejam retomadas de forma hibrida nos próximos 15 dias, se a taxa de infectados por Covid-19 se mantiverem em 80%.

Ao Programa Levante a Voz da Rádio Andaiá FM, a secretária pontua que não pode estipular data porque depende do decreto estadual.

“O nosso decreto está pronto e assim que o governo publicar o decreto, vamos publicar o nossos também. Estamos trabalhando nesse retorno há mais de 3 meses”, disse ao radialista Léo Valente na manhã desta quarta-feira (07).

De acordo com ela, as escolas precisam estar dentro dos protocolos de biossegurança para retornar as aulas.

Entretanto, a secretária salienta que não é garantia o retorno das aulas em todas as escolas ao mesmo tempo.

“Estamos sendo muito criteriosos, as que não estão prontas vão ter que correr para se aprontar. Fizemos todo movimento muito responsável para garantir que os estudantes tenham o máximo de segurança possível”, frisa.

Imunização dos professores

A professora Jucilane Barreto, diretora da APLB sindicato afirma que o retorno das aulas tanto de forma híbrida ou presenciais está fora de cogitação caso os profissionais da educação não estejam completamente imunizados.

Segundo a secretária Renilda, quase a totalidade dos profissionais da educação tomaram a primeira dose e acredita que em agosto ou setembro 100% dos profissionais estarão imunizados.

Ela destaca ainda que a rede municipal está preparada para o ensino híbrido com distanciamento entre as cadeiras, controle na refeição e transporte para não atingir acima de 50% da capacidade.

Já a rede privada necessita da autorização do governo do estado, pois não cabe a Secretaria de Educação municipal.

Porém, ela explica que as famílias não podem obrigar seus filhos a irem para a escola. Conforme a secretária, o direito ao ensino atende tanto quem vai para a escola como quem continua no ensino remoto.

 “Vocês serão contemplados com o ensino remoto também. Vamos oferecer apoio emocional para aqueles alunos que estão temerosos em retornar. Mas, as escolas públicas e privadas tem obrigação de oferecer ensino remoto para quem não quiser ir”, conclui.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia