TCC de Pedagogia: Como Escolher Um Tema Apropriado

pedagogia

O grande momento tão aguardado está se aproximando: a conclusão do curso. Mas junto com ele vem uma série de dúvidas, o que vou fazer depois da faculdade, qual tema escolher para a minha monografia? E muitos outros. Bem, se a sua dúvida é que tema escolher, isso nós podemos te ajudar. 

Preparamos esse artigo com uma série de dicas para te ajudar a como fazer um TCC de pedagogia passo a passo. Ao longo do artigo você perceberá que as dúvidas que mantém apesar de válidas, são simples de resolver. Sem mais delongas, vamos ao assunto.

Escolher a Temática é Mesmo Difícil?

Uma das coisas que mais tiram o sono e assombram os estudantes é o momento de escolher o assunto a ser tratado no TCC. Porém, não deveria ser assim. Isso porque, ao longo do curso você já vai desenvolvendo afinidade com algumas matérias mais do que outras, e a escolha do tema já começa por aí. 

Contudo, o mesmo acontece com outros cursos, como escolher o tema para o TCC de Recursos Humanos, ou o TCC de Direito, Engenharia e outros. O começo de todo o processo de escolha do tema se baseia na sua afinidade com determinada matéria. Ainda não entendeu? Tudo bem, vamos explicar melhor com essas dicas para escolha do tema. Vejamos: 

AFINIDADE

O primeiro critério a ser usado na hora de escolher o tema para escrever o TCC de Pedagogia, com certeza absoluta deve ser o de afinidade com o assunto a ser tratado. Tenha em mente que você irá passar meses escrevendo e pesquisando aquele assunto, então se não gostar dele a tarefa ficará ainda mais árdua.  

ATUALIDADE

Outra coisa que o estudante deve se atentar antes de escolher um tema é quanto a atualidade dele, se você escolher um tema que já foi amplamente debatido, não terá nada novo para falar sobre ele. Ao passo que, ao escolher uma temática mais atual, despertará o interesse da banca examinadora. 

MATERIAL

Ao mesmo tempo que um tema atual é benéfico ao trabalho do estudante, pode prejudicar devido a escassez de material de pesquisa. Portanto, antes de bater o martelo e escolher de fato o tema, faça uma pesquisa sobre os materiais disponíveis e se são de fácil acesso. 

PESQUISA

Uma outra dica para ajudar na hora da escolha do tema é pesquisar outras monografias publicadas, assim você poderá ter uma ideia de que tema falar. 

 

Viu só? Apesar de não existir uma fórmula mágica para escolher o tema ideal que vai se encaixar completamente em você, ao utilizar essas dicas você estará um passo mais adiante da determinação do tema do que estava antes.

A Educação Brasileira e os Professores no Brasil

Não é segredo para ninguém que a educação pública no Brasil não é das melhores, as péssimas condições das escolas, a falta de material didático, de profissionais capacitados, de infraestrutura e de orçamento público prejudicam e muito a qualidade do ensino brasileiro. 

A taxa de evasão escolar no Brasil é uma das mais altas do mundo inteiro. São vários os motivos que levam os estudantes a abandonarem a escola, seja por falta de condições, seja por gravidez precoce, ou até mesmo por falta de estímulo. Infelizmente, nós carregamos essa triste marca. 

Pedagogia é a ciência que tem como objeto de estudo a educação, o processo de ensino e a aprendizagem. O sujeito é o ser humano como educando.

Entretanto, vale dizer que existem inúmeros exemplos de superação. Várias vezes vemos professores fazendo além das suas capacidades para ajudar jovens e crianças no país afora. Assim, cabe ao estudante de pedagogia que está em vias de concluir o curso determinar que tipo de profissional gostaria de ser. 

A Atualização dos Profissionais de Pedagogia e a Pandemia

Se teve um lado que a pandemia causada pelo Covid-19 demonstrou e a necessidade de atualização dos profissionais. De uma hora para outra professores, advogados, juízes e até mesmo médicos viram a necessidade de se atualizar e utilizar as tecnologias para dar continuidade a suas funções. 

Os professores tiveram que adaptar suas aulas para serem remotas, além disso os trabalhos e provas tiveram que ser modificados. Quem não estava atualizado ficou para trás, deixando um grande déficit nos alunos. O movimento levantou questionamentos antigos como o uso da tecnologia é prejudicial ou não para educação? 

Assim, nesse momento que estamos vivendo, a tecnologia se mostrou aliada para a continuação da “vida normal” de boa parte da população. E quem sabe no futuro não será implementada de vez no processo educacional? Se esse for o rumo a ser tomado as escolas deveriam começar hoje o processo de implementação.

O Que Esperar do TCC de Pedagogia?

Como dissemos, muito longe de ser complicado como pensam os estudantes, a confecção do TCC apesar de ser uma tarefa árdua, não é complexa. Uma dica de ouro para a redação de um bom trabalho de conclusão, consiste na pesquisa aprofundada do tema escolhido. E na diversidade de materiais pesquisados. 

Dessa forma, a estrutura básica de um TCC é composta por:

  • Elementos pré-textuais: capa, contracapa, resumo, sumário e etc.;
  • Textuais: introdução, desenvolvimento e conclusão;
  • Pós-textuais: referencial bibliográfico, apêndice e etc.

Dessa forma, caso você precise de ajuda com a confecção do Trabalho de Conclusão de Curso, pode contar com a ajuda dos profissionais qualificados e experientes do MyStudybay. Ao acessar a plataforma você irá indicar qual é o seu problema, e aguardar o contato do profissional. Quando o profissional receber a sua dúvida, ele irá analisar e entrar em contato com a melhor solução possível. 

Entendemos o quanto o momento tem sido complicado para muitos estudantes, por isso nossa intenção é te ajudar com os seus trabalhos acadêmicos. Na plataforma você também encontra uma série de artigos de variados temas que podem te auxiliar. Esperamos que tenham gostado das nossas dicas e sugestões, um abraço e até a próxima. 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia