Fique de olho: ‘Eu fiz isto para passar no exame da Ordem de Advogados do Brasil’ – por Alexandra Matos

Foto: reprodução

Confira o relato de Alexandra Matos sobre sua rotina de estudos e experiências para obter aprovação no exame de Ordem de Advogados do Brasil. Ela hoje conta com títulos de Advogada, Mestra, Bacharela em Direito e Graduada em Letras Vernáculas.

No dia 10 de dezembro de 2021 foi divulgado o último edital da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O processo de inscrição, no exame, foi de 13 de dezembro de 2021 a 20 do mesmo mês e ano. A prova ocorrerá no dia 20 de fevereiro de 2022 (primeira fase) e no dia 24 de abril de 2022 (segunda fase), conforme informações divulgadas pelo site da OAB (2022). Normalmente, o exame acontece três vezes ao ano, tendo passado por algumas oscilações em virtude da pandemia, sobretudo, em 2020.

O exame da OAB é dividido em duas etapas, uma com questões objetivas; outra com perguntas subjetivas e mais uma peça prático-profissional na área escolhida pelo examinando. A primeira delas, no meu caso, fiz com o conhecimento adquirido, no decorrer da graduação, até o oitavo semestre. Sim, não paguei curso para a primeira fase, muito menos passei um período estudando com a finalidade específica de ser aprovada na OAB. Em contrapartida, sempre fui uma aluna dedicada, estudiosa e apaixonada pelo conhecimento. Para ter uma noção, minha média de histórico em Direito, 9,43; em Letras Vernáculas, 8,6!! Isso me ajudou bastante!! Resultado, passei de primeira no momento em que tinha finalizado o oitavo semestre e já estava matriculada, prestes a iniciar o nono.

Para a segunda fase, senti necessidade de um curso porque a minha graduação não teve processo constitucional em sua grade curricular, apesar de meus constantes questionamentos! Sempre fui casada com a Constituição e, por isso, escolhi esse ramo do direito para realizar a minha segunda fase! O curso para OAB foi fundamental, aprendi muita coisa que tinha visto de modo superficial (ou não tinha visto mesmo) na faculdade!! Mas, para desenvolver essa aprendizagem, foi essencial meu conhecimento prévio sobre tudo o que aprendi, principalmente, durante a minha graduação em Direito.

O resultado do exame da OAB é proveniente do aluno que você foi em toda sua vida, de modo que é importante estudar na educação básica e também desde o momento em que iniciar o curso de Direito! Eu passei de primeira nas duas etapas do exame, antes mesmo de ser bacharela em Direito. Claro, o emocional pode atrapalhar o êxito. Por isso, é muito importante cuidar de sua saúde mental e não ver o exame como um “bicho de sete cabeça”. Se você fizer a sua parte, vai passar!

O sonho de todo estudante de Direito é ser aprovado no exame da OAB. Afinal, sem a carteirinha, ninguém pode se denominar advogado! Não existe fórmula mágica para obter esse tão sonhado objetivo! O conhecimento é um processo, cada degrau é uma conquista. Mas, se você perdeu a data de inscrição do último exame da OAB, não se preocupe. O próximo edital tem previsão de abertura em 20 de abril de 2022 e as inscrições vão do dia 25 do mesmo mês e ano até o dia 2 de maio de 2022. A primeira fase da prova acontecerá dia 3 de julho de 2022 e a segunda, em 28 de agosto do mesmo ano. Fique de olho e não perca os prazos. Meus sinceros votos de sucesso para quem for fazer o exame.

Por: Alexandra Matos