Enem 2023: inscrições começam nesta segunda-feira (5)

enem
Foto: reprodução

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 começam nesta segunda-feira (5) e seguem abertas até o dia 16 de junho. Os interessados em participar devem se inscrever através da página do participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

A taxa de inscrição para realizar a prova é de R$ 85,00 e o pagamento pode ser feito até o dia 21 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, com abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h. O início do exame está previsto para as 13h30, com horários de término diferentes em cada dia de aplicação.

O gabarito do Enem será divulgado no dia 24 de novembro e os resultados individuais estarão disponíveis a partir de 16 de janeiro de 2024. O exame é utilizado como forma de ingresso em diversas universidades pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Tanto instituições de ensino públicas quanto privadas utilizam as notas do Enem como critério de seleção de estudantes.

Além disso, os resultados do exame também podem ser utilizados para acessar auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, o desempenho no Enem pode ser considerado em processos seletivos de instituições de ensino em Portugal que tenham convênio com o Inep.

O Enem é aberto a qualquer cidadão que já concluiu o ensino médio ou está no último ano da educação básica e deseja utilizar o exame como forma de ingresso no ensino superior. Os estudantes que ainda não concluíram o ensino médio também podem fazer o teste como “treineiros”, servindo como uma forma de autoavaliação.

Criado em 1988 com o intuito de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica, o Enem passou a ser utilizado como uma maneira de acesso ao ensino superior a partir de 2009, quando sua metodologia foi aprimorada.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia