SAJ: aula de empreendedorismo do CETEP Recôncavo prepara alunos para o mercado de trabalho

Alunos do 1º semestre de Logística apresentam projeto de empreendedorismo – Foto: divulgação

Com o objetivo de formar jovens visionários e criativos, o CETEP Recôncavo busca desenvolver uma educação empreendedora, com preparação dos estudantes para o mercado de trabalho. A professora Nycolle Braz, especialista em Educação Profissional, implementou uma aula diferenciada para os estudantes do 1º semestre do Curso de Logística, buscando incentivar o empreendedorismo e o crescimento profissional entre os alunos.

Ao Blog do Valente a professora disse que a atividade inovadora foi realizada como parte do Conteúdo Programático da disciplina de Plano de Negócio, que tinha como proposta aliar a teoria à prática, proporcionando uma experiência completa aos jovens empreendedores em formação.

Estimulando a criatividade e a visão de negócios, a educadora orientou seus alunos do período noturno a desenvolverem uma empresa fictícia, com a criação de um produto inovador e criativo, distinto dos já existentes no mercado. Além disso, a exigência era que os produtos fossem feitos a partir de materiais naturais e apresentassem um diferencial atrativo.

Entretanto, o trabalho não se limitava apenas à concepção do produto. Cada equipe teve que se debruçar sobre o desenvolvimento de uma identidade visual forte, com a criação de logomarcas marcantes, estratégias de marketing eficientes e abordagens inovadoras para as vendas. Além disso, era necessário realizar um levantamento detalhado dos materiais utilizados e planejar o aspecto financeiro do negócio, calculando o lucro esperado com a venda do produto.

O resultado não poderia ter sido mais satisfatório: todas as equipes adotaram seus projetos de forma excepcional, conquistando os espectadores e superando as expectativas iniciais. Cada produto testado com singularidade, fruto de um trabalho árduo e dedicado dos estudantes.

 

WhatsApp Image 2023-07-23 at 13.42.22 (2)
WhatsApp Image 2023-07-23 at 13.42.22 (1)
WhatsApp Image 2023-07-23 at 13.42.22
WhatsApp Image 2023-07-23 at 13.42.21 (1)

A aula alternativa permitiu que os alunos do CETEP Recôncavo vivenciassem a prática do empreendedorismo de forma próxima e real, despertando o espírito criativo e a visão estratégica para a elaboração de um plano de negócio bem-sucedido. Com a orientação da professora Nycolle Braz, os jovens empreendedores aprenderam lições valiosas sobre a importância de uma abordagem diferenciada e do uso de materiais naturais, aspectos que se tornam cada vez mais relevantes no contexto atual de preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade.

A iniciativa da docência mostra-se fundamental para preparar os alunos para os desafios do mercado de trabalho e apoiar o empreendedorismo local, incentivando o desenvolvimento profissional desde os primeiros passos na educação profissionalizante.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia