Uneb abre inscrições para mais de 1,3 mil vagas de graduação

Foto: Henrique Mendes / G1 Bahia

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) vai abrir inscrições, entre as próximas quarta (16) e sexta-feira (18) para 1.317 vagas de graduação. O processo seletivo especial, que usa o histórico escolar ou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vale já para ingressar já no semestre letivo 2023.2.

As vagas estão nas modalidades presencial e EaD e são destinadas a qualquer pessoa que tenha concluído o Ensino Médio ou um curso equivalente. As inscrições só podem ser feitas pelo site inscricao.uneb.br/processoespecial2023. Os candidatos deverão enviar as documentações exigidas no edital de seleção.

Esta forma de ingresso é uma decisão inédita da universidade, que foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consu) em junho deste ano. Na resolução, passam a ser adotados para ingresso na universidade, além do vestibular tradicional e do Sistema de Seleção Unificada), os resultados do candidato no Enem ou seu desempenho no ensino médio comprovado no histórico escolar.

“Essa deliberação, chancelada pelo voto unânime do Consu, atende uma das prioridades da nossa gestão, que é a de buscarmos soluções para o grave problema da redução crescente no acesso aos cursos de graduação, agravada com a pandemia da Covid-19”, disse a reitora Adriana Marmori. Ela acrescentou que os novos mecanismos ampliam as oportunidades para os estudantes.

A pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd), Gabriela Pimentel, destacou a relevância social e acadêmica das novas modalidades para ingresso na instituição: “Essa medida representa importante avanço na politica institucional da Uneb, com a ampliação das oportunidades de acesso, inclusão social e realização do sonho de conquistar uma carreira acadêmica, para centenas de estudantes, em uma universidade pública, gratuita e de qualidade”.

Atualmente, a Uneb tem mais de 23 mil estudantes matriculados em cursos de graduação e de pós-graduação, na capital e no interior. São de 170 opções de cursos de graduação, nas modalidades presencial e a distância (EaD), divididos em 26 campi.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia