UFRB oferta 2.720 vagas em 55 cursos de graduação no Sisu 2024

Oferta cresceu 19% em comparação com o Sisu do ano passado – Foto: Divulgação / UFRB

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai ofertar 2.720 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024, sendo 1.075 vagas para ampla concorrência e 1.645 vagas para cotistas, distribuídos entre 55 cursos de graduação, nos campi de Amargosa, Cachoeira/São Félix, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus.

Em 2024, a edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição de candidatos às vagas ofertadas pelas instituições participantes, dentre elas, a UFRB. Os candidatos devem se inscrever por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior de 22 a 25 de janeiro. O resultado da chamada regular do processo seletivo será divulgado no dia 30 de janeiro.

Serão ofertadas vagas de cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestres de 2024, de acordo com o Termo de Adesão assinado pela UFRB. As aulas do primeiro semestre estão previstas para começar em 04 de março e o segundo semestre inicia em 19 de agosto.

A decisão de unificar o Sisu, em única etapa, partiu do Ministério da Educação (MEC). Poderão se candidatar a uma das vagas ofertadas pela UFRB quem participou do Enem 2023 e não zerou a prova de redação.

Todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o seu desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas da UFRB. Sendo que os cotistas não convocados nessa classificação, serão também classificados nas modalidades de vagas estabelecidas nessa nova lei, sendo: Pretos, Pardos e Indígenas (PPI1 e PPI2), Quilombolas (Q1 e Q2), Pessoa com Deficiência (PCD1 e PCD2) e Escola Pública (EP1 e EP2) – os números 1 e 2 referem-se, respectivamente, à Baixa renda e Independente a renda.

Novidades

Entre as novidades desta edição do Sisu 2024, as vagas para Pessoa com Deficiência (PCD) e para Quilombolas serão específicas.

Outra novidade desta edição do Sisu é a atualização da lei de cotas, nº 12.711/2012, que incluiu a demanda de quilombolas como beneficiários da reserva de vagas e reduziu o valor da renda familiar que precisa ser comprovada para os candidatos que concorrem às demandas de baixa renda. Antes, o valor era de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família, agora é de até 1 salário mínimo por pessoa da família.

Não haverá mais as modalidades L1D, L2D, L3D e L4D.

Segundo semestre

No caso das vagas disponibilizadas cujo início das aulas ocorrerá no segundo semestre, serão aplicadas as seguintes regras: As vagas serão preenchidas pelas instituições exclusivamente segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); O candidato não poderá escolher em qual semestre irá ingressar, porque isso dependerá da sua classificação no curso pretendido, mas concorrerá às vagas do ano inteiro com uma única inscrição; e todos os candidatos selecionados dentro das vagas disponíveis para a chamada regular deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia