Twitter comemora 10 anos após mudar o mundo

A rede social Twitter completa nesta segunda-feira (21) apenas 10 anos, mas cresceu tanto que é utilizada por milhões de pessoas, uniu o cidadão comum a Barack Obama ou ao papa, esteve em revoluções e mudou a imprensa.

Nada o fazia prever, segundo vários usuários e especialistas ouvidos pela Lusa, quando no dia 21 de março de 2006 quatro norte-americanos criaram uma espécie de serviço de mensagens (sms) para a internet com um limite de 140 caracteres. Afinal o suficiente para mudar o mundo.

“Sem o Twitter e sem o Facebook a sociedade não seria a mesma”, diz Gustavo Cardoso, professor do ISCTE e especialista em redes sociais, acrescentando que o Twitter, por ser uma “ferramenta aberta para se comunicar com todos”, tornou-se essencial principalmente para os políticos. Centenas de milhões dos que usam hoje o twitter mensalmente e aos sete anos já tinha entrado na bolsa de Nova Iorque (em 2013).

Basicamente é uma rede social de conversa, de respostas curtas e rápidas onde os usuários seguem outros, respondem, comentam, repetem a mensagem, em tempo real ou não, mas sempre grátis. Grandes empresas aprenderam a divulgar nela os seus produtos.

O Twitter começou por ser “um clã” e ainda hoje se divide em clãs, de futebol, de política, de humor, de campanhas eleitorais, mas é também “uma fonte de notícias sensacional”, diz Pedro Aniceto, lembrando que foi lá a primeira foto da “aterrisagem” de um avião comercial no rio Hudson, em Nova Iorque, em 2009. (Notícias ao Minuto)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia