Hora do Planeta é celebrada em diversas cidades no mundo

A Hora do Planeta, um blecaute voluntário promovido pelo Fundo Mundial da Natureza (WWF), acontece em diversas cidades pelo mundo neste sábado (19). A ação incentiva que entidades, empresas e pessoas desliguem as luzes entre as 20h30 e 21h30 do horário local.

O lema desta edição, “Agora é o momento. Mude pelo clima”, quer chamar a atenção sobre o fato de 2015 ter sido o ano mais quente dos registros oficiais contemporâneos, e promover ações que “assegurem um futuro 100% renovável”.

Entre elas, a promoção de legislações que respeitem o meio ambiente em países como Espanha, Chipre e Indonésia e o impulso ao acesso de energias renováveis na Índia e em vários países africanos.

A catedral de Colônia, na Alemanha, é vista em diversos momentos enquanto suas luzes foram apagadas para a Hora do Planeta (Foto: Wolfgang Rattay/Reuters)

“Com temperaturas em máximos históricos, tanto no verão como no inverno, o planeta está nos lançando uma mensagem clara, e temos que responder de forma urgente e contundente, pois caso contrário as consequências serão irreversíveis”, disse à Agência Efe o secretário- geral da WWF Espanha, Juan Carlos do Olmo.

O “blecaute simbólico” ganha, a cada ano, mais influência, desde que a WWF lançou a primeira edição em Sydney, em 2007, e se tornou uma das principais campanhas mundiais de conscientização e mobilização ambiental.

No ano passado participaram mais de sete mil cidades e dois mil colégios de 172 países; apagaram suas luzes 10.400 monumentos e edifícios emblemáticos e foram organizados 70 mil eventos noturnos, além de 620 mil ações individuais.

As Casas do Parlamento são vistas durante a Hora do Planeta em Londres, na Grã-Bretanha  (Foto: Neil Hall/Reuters)
(G1)


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia