Juíza pergunta a vítima de estupro se ela ‘tentou fechar as pernas’

Uma juíza da Espanha está sendo investigada após ter feito perguntas ofensivas a uma vítima de estupro. Segundo o jornal espanhol El Mundo, a magistrada questionou a mulher se ela  havia “fechado as pernas e todos seus órgãos femininos”.

O caso foi denunciado ao Conselho Geral do Poder Judiciário, pela Associação Clara Campoamor, grupo feminista espanhol de apoio a vítimas de violência de gênero.

A mulher, grávida de quatro meses, pedia uma ordem de restrição contra o agressor, que, segundo denúncia, abusava dela “sexualmente e psicologicamente”.

RTEmagicC_6c9865ee44.jpg

“(A juíza) mostrou descrença óbvia no testemunho da vítima, a questionou sem deixá-la responder, com perguntas conduzidas e ofensivas”, disse Blanca Estrella Ruiz, presidente da Associação Clara Campoamor, em comunicado divulgado.

“Claro exemplo dessa atitude foi quando a juíza questionou repetidamente se a vítima tentou resistir à agressão, se ela ‘fechou suas pernas firmemente’ ou se ‘fechou todos os seus órgãos femininos. Tais questionamentos são não apenas desnecessários à investigação, mas completamente ofensivos e violam a dignidade da vítima”, criticou Blanca.

Segundo o El Mundo, esta não é a primeira vez que a juíza é acusada de constranger vítimas de violência. Em um dos casos, a juíza interrogou vítima e agressor juntos, intimidando a mulher. (Correio)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia