Balão de internet do Google cai em fazenda no Chile

Um dos balões de internet do Project Loon, mantido pelo Google, caiu em uma fazenda no Chile neste final de semana, e as autoridades estão investigando o caso. A queda aconteceu nas proximidades da cidade de Los Ángeles (que não tem nada a ver com a cidade de Los Angeles nos EUA), que fica a cerca de 500 quilômetros ao sul da capital Santiago.

A polícia cercou a área para realizar as investigações, mas o Google afirma que a queda era esperada, e que o balão havia completado um voo de testes, insistindo que a aterrissagem foi controlada localmente, permitindo uma queda lenta e segura na área.

A empresa explica os protocolos para tirar um balão de circulação. “Quando um balão está pronto para ser retirado de serviço, o gás é liberado aos poucos para trazê-lo de volta à terra em uma descida controlada. No caso improvável de um balão cair muito rápido, um paraquedas é ativado”, explica a empresa, reafirmando que não se trata de um acidente, e que ninguém correu risco de se machucar com a queda. De qualquer forma, a as autoridades do setor de aviação chileno vão investigar o caso.

Os balões do Project Loon são feitos com camadas de plástico de polietileno e preenchidos com gás, com o intuito de permitir que ele voe por 100 dias a uma altitude de 20 quilômetros. O Google diz que cada um dos balões pode fornecer internet 4G LTE para um diâmetro de 80 quilômetros. (The Register)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia