Ex-presidente do Sudão é condenado a dois anos de prisão por corrupção

O ex-presidente do Sudão Omar al-Bashir foi condenado neste sábado (14) a dois anos de prisão domiciliar por corrupção e evasão de divisas. Bashir, de 75 anos, foi julgado por um tribunal especial pelo uso fraudulento de fundos estrangeiros, especificamente da Arábia Saudita, de acordo com o G1.

Segundo a agência de notícias EFE, a justiça declarou Omar al-Bashir culpado por posse ilegal de moeda estrangeira após as autoridades terem apreendido quase 7 milhões de euros na residência do ex-líder.

Ahmed Ibrahim al-Tahir, advogado de defesa, disse que iria recorrer. “O juiz tomou a decisão com base em motivos políticos, mas apesar disso ainda temos confiança no judiciário sudanês”, disse a repórteres.

Bashir havia argumentado que o dinheiro fazia parte de um montante de US$ 25 milhões enviados pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, para ajudar o país e que o resto da quantia foi gasto em assuntos de interesse público.O ex-presidente, que liderou o país por 30 anos com mão de ferro, foi preso depois de ter sido deposto, em abril, pelas forças armadas do país após movimentos de protestos.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia