Rússia anuncia fechamento das fronteiras para conter pandemia de coronavírus, ‘fiquem em casa, por favor’

 

Foto: SPUTNIK / via REUTERS / 25-03-2020

O governo russo ordenou, segundo documento divulgado neste sábado, o fechamento de suas fronteiras a partir do próximo dia 30, em uma tentativa de conter a disseminação da Covid-19. A medida englobará todos os postos de fronteira marítimos e terrestres, incluindo os ferroviários, rodoviários e para pedestres. Ficarão de fora das restrições missões diplomáticas, caminhos e outros veículos cargueiros.

As especifidades da medida ainda não vieram à tona, mas o governo russo, após negar a necessidade de medidas de registrição, vem implementando regras mais drásticas para tentar controlar o contágio do novo coronavírus em seu território após um crescimento dos casos: há uma semana, havia 367 infecções confirmadas por Covid-19 no país. Neste sábado, são 1.264, com quatro mortes.

Teme-se que haja uma subnotificação dos casos no país, especialmente frente à extensão na pandemia na Europa: a França, com a metade dos 146 milhões de habitantes da Rússia, tem 26 vezes mais casos. As especulações sobre subnotificações ganharam força após o prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, afirmar na última terça-feira, em uma rara declaração dissonante do Kremlin, que as estatísticas não retratam a gravidade da epidemia na cidade, já que poucos pacientes foram testados para o Covid-19.

No dia seguinte, em um pronunciamento à nação, o presidente Vladimir Putin afirmou ser “impossível” cessar as transmissões do novo coronavírus no país em razão de seu tamanho continental, mas orientou a população a ficar em casa. Ele decretou ainda um feriado prolongado entre este sábado e 5 de abril, durante o qual apenas setores essenciais funcionarão no país.

“Esse não é um feriado extra, mas uma medida importante para combater a disseminação do coronavírus”, escreveu Sobyanin no site da prefeitura de Moscou neste sábado, fazendo um apelo para que a população fique em casa. “A vida de muitas pessoas depende de cada um de nós. Literalmente. Fiquem em casa, por favor.”

Fonte O Globo



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia