Trump cogita pôr Nova York, Nova Jersey e Connecticut sob quarentena

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste sábado estar cogitando a possibilidade de pôr sob quarentena os estados de Connecticut, Nova Jersey e Nova York, epicentro da pandemia do país. Em paralelo, o governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou o adiamento das primárias no estado, que deveriam acontecer no dia 28 de abril, para 23 de junho.

À repórteres na Casa Branca, Trump disse que preferia não pôr os estados sob confinamento, mas isso poderá ser necessária casos os casos da doença continuem a crescer. Nova York é, hoje, o estado dos EUA mais afetado pela pandemia de Covid-19: até a tarde deste sábado, havia 52.318 casos da doença registrados, com 728 mortes.

Na terça-feira, Trump repetiu em diversas ocasiões que pretendia que os Estados Unidos tenham encerrado até a Páscoa as medidas de confinamento para conter a expansão da pandemia do novo coronavírus, um objetivo que os principais profissionais de saúde consideram muito arriscado. O feriado da Páscoa termina em 12 de abril, daqui a menos de três semanas. Questionado sob isto neste sábado, o presidente foi menos incisivo:

— Vamos ver o que vai acontecer.

Entre sexta e sábado, foram contabilizados cerca de 6 mil novos casos da doença e 125 mortes no estado de Nova York. Os cinco distritos da cidade de Manhattan, onde há falta de leitos, respiradores e os materiais de proteção são escassos, estão entre os mais afetados. Em apenas duas semanas, a doença matou mais pessoas na cidade do que todo o número de homicídos registrados no ano passado.

Os comentários do presidente foram realizados em paralelo à entrevista coletiva diária de Cuomo, que vem sendo elogiado pela maneira com a qual vem lidando com a crise. Segundo o governador, a estimativa é que os casos na região continuem a crescer por mais duas ou três semanas, quando deverão atingir seu pico.

De acordo com o governador, em 13 dias, o número de internações no estado aumentou mais de 13 vezes em 10 dias, mas o ritmo vem diminuindo: entre quinta e sexta-feira, o número de internados reduziu em 307, passando de 1.154 para 847. Segundo o governador, isto pode significar uma redução na taxa de contágio, sinal de que as medidas de restrição impostas pelo governo local estão dando certo.

Seguindo a tendência de outros governadores, Cuomo anunciou o adiamento das primárias para as eleições presidenciais de novembro, que deveriam acontecer daqui a um mês, em 28 de abril, para 23 de junho. Ele disse também que, após uma conversa com o presidente Donald Trump na manhã deste sábado, a Casa Branca aprovou quatro novos hospitais de campanha no estado, com 4 mil leitos adicionais.

Em outra medida para aliviar os impactos da pandemia para a população, o governador fez um apelo para que as farmácias do estado parem de cobrar taxas de entrega.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia