Itália suspende voos vindos do Brasil

A Itália suspendeu neste sábado (16) voos vindos do Brasil, informou o Ministério da Saúde italiano.  O Ministério da Saúde do país proibiu a entrada de qualquer pessoa que tenha estado no Brasil nos 14 dias anteriores.  A decisão foi tomada devido à nova variante do coronavírus em circulação no Brasil.

Segundo nota do governo italiano, “pessoas que se encontrem em território nacional e que nos 14 dias anteriores a esta portaria tenham permanecido ou transitado no Brasil, ainda que assintomáticas, são obrigadas a notificar imediatamente o Departamento de prevenção pela autoridade sanitária competente para a área e realização de testes moleculares ou antigênicos, a serem realizados por meio de swab”.  Na quinta-feira (14), a mesma decisão havia sido tomada pelo Reino Unido.

Nova variante

A nova cepa do novo coronavírus originária do Brasil foi registrada pela primeira vez no Japão. Em 9 de janeiro, o Ministério da Saúde japonês informou o órgão brasileiro que registrou uma nova variante do vírus em quatro viajantes que chegaram a Tóquio vindos do Amazonas.

Já em 12 de janeiro, a Fiocruz na Amazônia informou que identificou uma reinfecção que teria sido causada pela nova variante do coronavírus. Ou seja, a pessoa em questão foi infectada por um vírus — com um determinado corpo genético — e depois foi reinfectada pela nova variante, que possui um código genético diferente.

Fonte: CNN