Ataques de Israel deixam 24 mortos na Faixa de Gaza

Durante a madrugada desta terça- feira (11), 130 ataques aéreos israelenses atingiram o norte da Faixa de Gaza. Segundo as autoridades judaicas, os alvos eram núcleos do Hamas.

Pelo menos 15 integrantes do grupo armado morreram. Os palestinos dispararam cerca de 200 foguetes. Os ataques deixaram mais de 24 mortos, incluindo 9 crianças, segundo Ministério da Saúde da Palestina. 103 pessoas ficaram feridas.

As Forças Armadas de Israel confirmaram a realização de ataques aéreos de larga escala na Faixa de Gaza.

De acordo com o Crescente Vermelho Palestino, pelo menos 305 pessoas ficaram feridas nessa segunda- feira (10), quando as forças israelitas dispararam balas de borracha, gás lacrimogêneo e granadas de choque, contra os palestinos que faziam guarda para evitar possíveis ataques de judeus extremistas.

As tensões aumentaram na zona de Sheikh Jarrah desde a semana passada, quando colonos de Israel atacaram o bairro depois de um tribunal israelense ter ordenado o despejo de famílias palestinas.

Os palestinos protestaram em solidariedade com os residentes de Sheikh Jarrah e foram atacados. Centenas de manifestantes ficaram feridos no processo.

Israel ocupou Jerusalém Oriental durante a guerra israel-árabe de 1967 e anexou a cidade inteira em 1980, um movimento que nunca foi reconhecido pela comunidade internacional.

A ONU (Organização das Nações Unidas) esta “profundamente preocupada” com o aumento da violência em Israel e nos territórios palestinos ocupados, disse nesta terça- feira um porta voz do alto comissariado da ONU para os direitos humanos.

“Condenamos toda a violência e toda a incitação à violência, assim como as divisões étnicas e as provocações”, afirmou Rupert Colville durante entrevista coletiva em Genebra (Suíça), no momento em que a região registra a pior escalada em anos, desencadeada pela violência em Jerusalém Oriental, ocupada e anexada.

Sobre os confrontos na Esplanada das Mesquitas, o porta-voz considerou que as forças de segurança israelenses “claramente não respeitaram nos últimos dias” a sua obrigação de responder de forma proporcionada e de garantir o direito de reunião pacífica.

*Poder 360



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia