Confrontos em Gaza deixam 50 mortos e podem levar a “guerra total”

Quase 850 foguetes caíram ou foram interceptados em Israel. Outros 200 foguetes caíram dentro da Faixa de Gaza Foto: YOUSSEF MASSOUD/AFP

Os confrontos entre os grupos armados palestinos, que lançaram mais de mil foguetes contra o território do Estado hebreu, e Israel, que bombardeia intensamente a Faixa de Gaza, deixaram pelo menos 50 mortos e provocam o temor de uma “guerra em larga escala”.Israel registrou nesta quarta-feira (12) danos consideráveis que não eram observados desde a guerra de Gaza de 2014, com casas, carros e instalações petrolíferas destruídas.
Uma violência que pode representar “possíveis crimes” e que o Tribunal Penal Internacional (TPI) anunciou que deseja investigar.

Os ataques aéreos israelenses, os mais intensos desde 2014, são, de acordo com o exército, uma resposta aos lançamentos de mais de mil foguetes por vários grupos armados a partir da Faixa de Gaza contra Israel desde segunda-feira.

Até o momento os confrontos deixaram pelo menos 43 mortos em Gaza, incluindo 13 crianças, dois palestinos que faleceram na Cisjordânia e cinco israelenses.

Quase 850 foguetes caíram em Israel ou foram interceptados pelo sistema de defesa Cúpula de Ferro, informou o porta-voz do exército israelense, Jonathan Conricus.
Outros 200 foguetes caíram dentro da Faixa de Gaza, segundo o militar.

O Hamas lançou na segunda-feira à noite uma salva de foguetes como gesto de “solidariedade” com os mais de 700 palestinos feridos nos confrontos recentes com a polícia israelense na Esplanada das Mesquitas, o terceiro local mais sagrado do Islã, situado em Jerusalém Oriental, anexada por Israel em 1967.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia