‘Você não é uma vaca’: EUA alertam pessoas a não tomarem ivermectina contra Covid

Foto: Divulgação/Prefeitura de Itajaí

As autoridades de saúde do Mississippi, nos Estados Unidos, estão alertando os residentes a não tomarem um medicamento antiparasitário – na maioria dos casos, uma formulação comprada em centros de abastecimento de gado – para tratar ou prevenir a Covid-19.

O Departamento de Saúde do Estado do Mississippi emitiu um alerta na sexta-feira (20) que o Centro de Controle de Parasitas do Mississippi recebeu um número crescente de ligações de pessoas que tomaram a droga conhecida como ivermectina – e que pelo menos 70% dessas ligações estavam relacionadas à “ingestão de ivermectina adquirida em centros de abastecimento de gado.”

Embora haja usos humanos para a droga, a Food and Drug Administration (FDA) não aprovou a ivermectina para tratar ou prevenir Covid-19 em humanos e a droga não é um medicamento antiviral.

“Existem usos aprovados para ivermectina em pessoas e animais. Os pacientes devem ser aconselhados a não tomar nenhum medicamento destinado ao tratamento de animais e devem ser instruídos a tomar apenas ivermectina conforme prescrito por seu médico”, disse o alerta do Departamento de Saúde do Estado do Mississippi.

“Drogas animais são altamente concentradas para animais grandes e podem ser altamente tóxicas em humanos. Alguns dos sintomas associados à toxicidade da ivermectina incluem erupção cutânea, náusea, vômito, dor abdominal, distúrbios neurológicos e hepatite potencialmente grave que requer hospitalização.”

De acordo com o alerta, 85% das pessoas que ligaram apresentaram sintomas leves, mas uma pessoa foi instruída a buscar uma avaliação mais detalhada devido à quantidade de ivermectina que havia tomado.

A US Food & Drug Administration tuitou no sábado: “Vocês não são um cavalo. Vocês não são uma vaca. Sério, parem com isso.”

FDA ivermectina

Em março, o FDA disse que as pessoas não deveriam usar ivermectina para tentar tratar ou prevenir a Covid-19. “Tomar grandes doses desta droga é perigoso e pode causar danos graves”, disse o FDA.

O Mississippi está lutando contra um aumento nos casos e hospitalizações por Covid-19.

Na sexta-feira, o oficial de saúde do estado, Dr. Thomas Dobbs, emitiu uma ordem estadual exigindo que os residentes com diagnóstico de Covid-19 “isolassem imediatamente em casa no primeiro conhecimento da infecção” por 10 dias a partir do início da doença ou da data de um teste positivo para aqueles que são assintomáticos.

Apenas cerca de 37% da população do Mississippi está totalmente vacinada, bem abaixo do ritmo nacional, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins. E houve um número recorde de novos casos na semana passada, de acordo com os dados.

Rebekah Riess, da CNN, contribuiu para esta reportagem.

*CNN


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia