Bélgica aprova jornada de trabalho de 4 dias

Foto: reprodução

Quatro dias de trabalho, 3 dias de descanso, mais tempo com a família e, de preferência, com o mesmo salário. Parece uma jornada semanal ideal para muitos trabalhadores e trabalhadoras. Segundo os defensores do esquema, ele promete não só mais satisfação, como também produtividade mais alta.

Desde 3ª feira (15.fev.2022), a Bélgica entrou para o grupo de países que dão ao trabalhador a opção de distribuir sua jornada semanal por 4 ou 5 dias – sempre mantendo-se a mesma carga horária total. De acordo com o primeiro-ministro belga, Alexander de Croo, a intenção do projeto é tornar a economia mais dinâmica e melhorar a compatibilidade entre família e trabalho.

O chefe de governo frisa que a flexibilidade vai mais longe: a jornada semanal clássica belga é de 38 horas, mas o empregado term a opção de  trabalhar 45 horas numa semana e deduzir as sete horas adicionais na seguinte. O regime de 4 ou 5 dias é uma decisão do próprio trabalhador, que poderá renovar ou alterar o pedido a cada 6 meses.

*Poder360

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia