Covid-19 causa ereção de mais de 24 horas em adolescente de 12 anos, diz pesquisadores

Foto: reprodução

Um adolescente de 12 anos da Áustria teve uma reação atípica da Covid-19: ficar por mais de 24 horas com uma ereção. O caso foi estudado por pesquisadores da Universidade de Viena e publicado no periódico Urology. O estudo avaliou a relação entre o coronavírus e quadros de microtromboses, observados desde o início da pandemia.

O problema é chamado de priapismo e pode causar danos ao tecido peniano, levando à disfunção erétil e até necrose do membro. Ao Uol, o médico Ubirajara Barroso Júnior, coordenador de urologia da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e membro titular da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), explicou que o priapismo é a congestão por dificuldade de fazer o sangue retornar. “É como se ele entrasse pelas artérias e não pudesse ser escoado pelas veias”.

Segundo o médico, no caso de uma pessoa com covid, essa dificuldade para o retorno do sangue pode acontecer pois, em alguns pacientes, a doença provocada pelo coronavírus leva à formação de coágulos (trombos) na corrente sanguínea, que podem obstruir veias e artérias.

O priapismo associado à covid-19 já foi relatado em pessoas mais velhas e com quadros graves da doença. Em um dos casos, o paciente demorou para buscar ajuda médica para tratar a ereção prolongada e ficou cinco dias internado.

A equipe da Universidade de Viena relaciona o caso ao fato da covid-19 poder ter gerado a ereção involuntária por favorecer o aumento da viscosidade do sangue, hipercoagulação e a possibilidade de danificar vasos. Os pesquisadores afirmam que, nesses casos, é preciso buscar auxílio médico imediatamente, pelos riscos de até necrosar o órgão.

Fonte: Bahia Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia