Estudantes baianas participam de evento científico em Dubai

Foto: Secom

Egressas do Colégio Estadual João Vilas Boas, localizado no município de Livramento de Nossa Senhora, na região do Sertão, as estudantes Tainá Nascimento e Júlya Pires representam a Bahia na MILSET Expo-Sciences Asia 2022, evento científico realizado de domingo (20) até esta sexta-feira (25), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

As jovens cientistas, que concluíram o ensino médio em 2021, apresentam no exterior o projeto “Lima-da-pérsia como solução alternativa e natural para a desinfecção da água”, desenvolvido por meio do Programa Ciência na Escola, promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). A dupla viajou juntamente com a orientadora, Ana Paula da Rocha.

Com o projeto, elas conquistaram o 1º lugar na área de Meio Ambiente na 16ª edição da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (FENECIT), ocorrida em 2020, em Recife (PE). Como premiação, elas se credenciaram para participar da Milset Expo-Sciences Ásia 2022, conhecida como um dos maiores eventos científicos do mundo, com a participação de cientistas de mais de 30 países.

“Fizemos o projeto no intuito de procurar um meio natural para desinfecção da água. O método mais usado é o cloro que, quando usado excessivamente, traz prejuízos à nossa saúde. Fizemos pesquisas baseadas em estudos da John Hopkins School e chegamos à conclusão de que 15 ml por litro associado ao método Solar Water Disinfection (SODIS) consegue matar as bactérias, assim como o cloro. Esta é uma forma natural e sustentável, como também de fácil acesso a comunidades carentes”, contou Júlya Pires.

“É uma oportunidade de crescimento, porque a partir do momento que vamos para outro país, ampliamos a nossa network, através do contato com pessoas de outras culturas e que têm ideais parecidos com os nossos. Além disso, conhecemos outros projetos, realidades e perspectivas. Voltamos para casa recheados de informações que poderemos aplicar ao longo de nossas vidas”, avalia Tainá Nascimento.

Fonte: Bahia.ba



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia