Ucranianos bloqueiam russos em cidade onde está a maior usina nuclear da Europa

 

Foto: reprodução

A população civil da Ucrânia levantou uma barricada para impedir a entrada das tropas russas na cidade de Enerhodar, no sul do país, nesta quarta-feira (2/3). A cidade abriga a usina nuclear de Zaporizhia, a maior da Europa e uma das maiores do mundo.

Vídeos postados em um perfil no Facebook da autoridade local mostraram uma grande multidão carregando bandeiras ucranianas bloqueando a estrada na manhã desta quarta-feira (2). Caminhões de lixo também estavam sendo usados ​​para bloquear a via.

O prefeito de Enerhodar, Dmytro Orlov, informou, pelas redes sociais, que a usina está segura. “Informamos que a Usina Nuclear de Zaporizhzhia e a cidade estão sob proteção confiável. Os moradores não vão deixá-los entrar na cidade nem um pouco”, afirmou.

À AFP, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmou que as tropas russas estão se aproximando da usina, mas que os seis reatores da central de Zaporizhia estão seguros. “Um acidente poderia ter consequências graves na saúde pública e no meio ambiente”, disse o diretor geral da agência, Rafael Grossi.

Fonte:  Estado de Minas



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia