Eleições na França: Macron é reeleito presidente, indicam projeções

Macron venceu Le Pen no segundo turno deste domingo, indicam pesquisas de boca de urna
Eleições na França: Macron é reeleito presidente, indicam projeções
REUTERS

Projeções de boca de urna apontam que Emmanuel Macron foi reeleito presidente da França neste domingo. Segundo as pesquisas, ele ganhou as eleições com 58% dos votos. Sua rival, a candidatada da direita radical Marine Le Pen, ficou com 42%.

Essas projeções divulgadas pela imprensa francesa usam uma combinação de resultados reais e pesquisas de boca de urna – são consideradas muito confiáveis. O resultado oficial deve ser divulgado ainda neste domingo.

Analistas afirmam que, no segundo turno das eleições francesas, o político centrista se beneficiou mais do sentimento de rejeição de parte do eleitorado em relação à Le Pen, com votos destinados a barrar a chegada da direita radical ao poder, do que de uma real adesão às suas ideias e ao seu programa de governo.

O resultado deste pleito, no entanto, mostra que Le Pen cresceu em relação às eleições de 2017, quando Macron a a venceu com 66% dos votos – ela teve 33% naquele ano.

Em discurso logo após a divulgação das pesquisas, Macron agradeceu a todos que votaram nele. Disse estar ciente de que parte das pessoas o escolheram não tanto por suas qualidades, mas para barrar o avanço da extrema-direita no país.