Eleições na França: Macron é reeleito presidente, indicam projeções

Macron venceu Le Pen no segundo turno deste domingo, indicam pesquisas de boca de urna
REUTERS

Projeções de boca de urna apontam que Emmanuel Macron foi reeleito presidente da França neste domingo. Segundo as pesquisas, ele ganhou as eleições com 58% dos votos. Sua rival, a candidatada da direita radical Marine Le Pen, ficou com 42%.

Essas projeções divulgadas pela imprensa francesa usam uma combinação de resultados reais e pesquisas de boca de urna – são consideradas muito confiáveis. O resultado oficial deve ser divulgado ainda neste domingo.

Analistas afirmam que, no segundo turno das eleições francesas, o político centrista se beneficiou mais do sentimento de rejeição de parte do eleitorado em relação à Le Pen, com votos destinados a barrar a chegada da direita radical ao poder, do que de uma real adesão às suas ideias e ao seu programa de governo.

O resultado deste pleito, no entanto, mostra que Le Pen cresceu em relação às eleições de 2017, quando Macron a a venceu com 66% dos votos – ela teve 33% naquele ano.

Em discurso logo após a divulgação das pesquisas, Macron agradeceu a todos que votaram nele. Disse estar ciente de que parte das pessoas o escolheram não tanto por suas qualidades, mas para barrar o avanço da extrema-direita no país.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia