Cientista de renome se desculpa por postar foto de salame e dizer que era uma estrela

Imagem de um salame usado por um cientista francês em uma piada como se fosse uma estrela próxima ao sol
Imagem de um salame usado por um cientista francês em uma piada como se fosse uma estrela próxima ao sol – Imagem: Divulgação

O post, que já passou de 17 mil curtidas, mostrava para os seus 92 mil seguidores o que poderia ser um planeta avermelhado, com nebulosas brancas e laranja em um fundo preto.

Mas tudo não passava de uma grande piada. A foto era de um salame do tipo chouriço ibérico.

O tuíte dizia: “Foto de Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol, localizada a 4,2 anos-luz de nós. Foi capturada pelo JWST. Este nível de detalhe… Um novo mundo é revelado dia após dia.”

O cientista se desculpou pela “pegadinha” e disse que foi uma forma de questionar a credibilidade que vozes de especialistas têm nas redes sociais e ao que considera uma frágil verificação de conteúdo.

“Diante de alguns comentários, sinto-me obrigado a esclarecer que este tuíte que mostra uma suposta foto da Proxima Centauro foi uma forma de diversão. Vamos aprender a desconfiar tanto dos argumentos de autoridades quanto da eloquência espontânea de certas imagens… Bem, na hora do aperitivo os vieses cognitivos parecem encontrar algo para se divertir… Portanto, tome cuidado com eles. De acordo com a cosmologia contemporânea, não há objeto pertencente à charcutaria espanhola, exceto na Terra”, escreveu.

Klein, físico e filósofo da ciência, afirmou ao portal francês Le Point que é “a primeira vez que faço uma piada nessa rede como figura de autoridade científica. A boa notícia é que alguns entenderam imediatamente a mentira, embora também tenham sido necessários dois tuítes para esclarecer totalmente”.

Ele disse que era como se fosse uma experiência e que a reação ao post “ilustra o fato de nesse tipo de redes sociais as fake news têm sempre mais sucesso do que as notícias reais”.

O cientista acreditava que se não tivesse relacionado a imagem do salame ao telescópio James Webb, “não teria feito tanto sucesso”.

Fonte: BBC

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia