Wagner: CPI da Covid está confirmando que Bolsonaro atrapalhou combate à pandemia

                                                                                                                     Senador Jaques Wagner (Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)

O senador Jaques Wagner (PT-BA) afirmou nesta quinta-feira (6) que, até agora, a CPI da Covid vem corroborando a tese de que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atuou para atrapalhar o enfrentamento da pandemia de Covid-19. A crítica do petista se ancora nos depoimentos prestados pelos ex-ministros da Saúde, Nelson Teich e Luiz Henrique Mandetta, de que o chefe do Executivo defendeu, mesmo sem o aval dos dois, teria defendido a estratégia da “imunidade de rebanho” — que prevê que a imunidade se adquire quando uma expressiva parcela da população tiver sido infectada.

“A CPI tá confirmando o que o Brasil já sabia: o presidente atrapalhou o enfrentamento da pandemia. Os depoimentos afirmam que ele atuou pela ‘imunidade de rebanho’, acreditando que a tendência seria o vírus parar de contagiar. Errou! Há variantes e mais de 414 mil vidas perdidas!”, escreveu Jaques Wagner em sua conta no Twitter.

 

Ao depor na CPI na terça (4), Mandetta afirmou ter a “impressão” de que o governo buscava a imunidade de rebanho como estratégia para vencer a pandemia. “A impressão que eu tenho era que era alguma coisa nesse sentido, o principal convencimento, mas eu não posso afirmar, tem que perguntar a quem de direito”, afirmou o ex-ministro, que disse sempre ter se balizado pela ciência.

Na quarta (5), Nelson Teich, por sua vez, disse que, pelo menos durante sua gestão, “isso [imunidade de rebanho] nunca foi colocado como uma estratégia”.

*Bahia.Ba



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia