Opinião: João Roma cresce como terceira via para o governo da Bahia

Ministro João Roma – Foto: reprodução

Com a aproximação das eleições de 2022, alguns nomes vêm sendo especulados como favoritos para a presidência, senado… e claro para governadores dos Estados. Na Bahia, há especulações em torno do nome de ACM Neto (DEM), Jaques Wagner (PT), e recentemente o nome de João Roma (Republicanos) vem sendo apontado como uma grata surpresa para apoiadores do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido).

Roma que atualmente é ministro da Cidadania, representaria então, uma opção para os que apoiam Bolsonaro na Bahia. João Roma ultimamente cresceu muito no cenário político baiano, não só pelo cargo que ocupa, mas também porque a sua figura tem aparecido com mais frequência no interior do Estado.

A disputa para o governo baiano foi recentemente tema de uma fala do radialista Léo Valente no ‘Programa do Valente’ que é transmitido de segunda a sexta nas redes sociais do Blog do Valente, e pela Rádio Andaiá FM. Léo, diante de seus anos discutindo política em uma das maiores emissoras de rádio da Bahia, falou com tranquilidade sobre o que ele chamou de terceira via.

“A Bahia está na iminência do surgimento de uma terceira via. Não é de hoje que tentam isso, mas desta vez é uma terceira via com uma certa robustez porque tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro. Há quem diga que o presidente Jair Bolsonaro não tenha uma popularidade tão grande quanto a de Lula no Nordeste, mas tem o suficiente para fazer barulho nas ruas e incomodar”, diz Léo ao falar daqueles que simpatizam e torcem pela gestão Bolsonaro.

A seguir o radialista cita ACM Neto como alguém que por estar no meio-termo não conquista de todo a confiança dos bolsonaristas, e que claramente não tem apoio dos que são contra Bolsonaro, sendo assim, no momento, retomando um ditado clássico, na guerra entre gregos e troianos, Neto não agradaria a nenhum dos dois grupos.

“ACM Neto fica no meio termo. Ele é contra o PT, mas volta meia se posiciona contra Bolsonaro porque ele acredita que Bolsonaro tem uma rejeição, e ele não quer pegar esta rejeição. Essa posição em cima do muro faz com que aqueles que apoiam o presidente Jair Bolsonaro comecem a ver em João Roma uma esperança”, explicou Valente.

Para Léo, João Roma se mostra como um habilidoso articulador político, por estar aproximando o presidente de muitos prefeitos que estavam desamparados e sem a devida atenção, mas além disso, Roma seria também, para o comentarista, um antipetista nato e fortalecido com a força do que ocupa o maior cargo público do país.

“João Roma aparece como um antipetista, e um antipetista que tem a benção do maior antipetista do país, Jair Bolsonaro. Para alguns se mostra mais antipetista que o próprio ACM Neto. Seu nome tem crescido no interior do Estado, inclusive tem sido visto de uma maneira ameaçadora por parte de algumas pessoas ligadas a ACM Neto. O fato é que esta qualidade João Roma tem e vem forte. Um homem que tem lado, que tem posição e está ganhando o seu espaço”, disse.

O radialista finaliza afirmando que ‘abrir uma brecha entre Carlismo e petismo não é tão fácil na Bahia, mas na Bahia tudo pode acontecer’. Assim, ele diz que ‘contrariando pesquisas, o eleitorado baiano tem dado muito trabalho nos últimos anos nas pesquisas eleitorais e é nisso que aposta João Roma fazendo seu trabalho em Brasília’. Para Valente, Roma é “um deputado que cresceu, chegou a ministro e sonha em ir mais longe, chegando ao Palácio de Ondina, ocupando o governo da Bahia, e tudo indica que ele está, até o momento, no caminho certo”.

É caros internautas, a eleição de 2022 promete.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia