Na França, Lula responsabiliza protagonistas da revolução industrial pela poluição

Foto: Ricardo Stuckert

Durante um discurso em frente à Torre Eiffel, em Paris, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) responsabilizou os países que protagonizaram a revolução industrial pela poluição no planeta. O presidente brasileiro também chamou atenção para uma “dívida histórica”.

“Não foi o povo africano que poluiu o mundo. Não é o povo latino-americano que polui o mundo. Na verdade, quem poluiu o planeta nesses últimos 200 anos foram aqueles que fizeram a revolução industrial e, por isso, têm que pagar a dívida histórica que têm com o planeta Terra”, disse o petista.

Após as falas, Lula foi aplaudido pelos espectadores. O brasileiro foi à França para participar da Cúpula sobre Novo Pacto de Financiamento Global.

Depois do discurso de Lula, Emmanuel Macron anunciou que as nações ricas do mundo finalizaram uma promessa de financiamento climático de US$ 100 bilhões para os países em desenvolvimento.

No mesmo evento, Lula caracterizou as exigências da União Europeia (UE) para fazer um acordo com o Mercosul como uma “ameaça” ao bloco sul-americano.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia