Coordenador do Departamento de Polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus fala sobre atual situação do DPT

O coordenador do Departamento de Polícia Técnica, Dr. Ricardo Nery, falou sobre o procedimento legal no encaminhamento e sepultamento dos corpos antigos e sem identificação no DPT.  “Nós desligamos uma das geladeira para fazer a retirada dos corpos, a etiquetagem  e ver quais os corpos já têm o tempo necessário para que possamos providenciar o sepultamento . Nós guardamos corpos de identidade ignoradas, ficamos aguardando  caso as famílias venham reclamar, reconhecer. Também alguns corpos que estão pendentes de exame de DNA que são feitos no laboratórios em Salvador e  que estão aguardando  esse resultado para que a gente possa fazer a liberação”, explicou.

O diretor explicou ainda que há um prazo de em média 40 dias de permanência do corpo no Departamento, após esse período, são tomadas as comunicações devidas após as coletas de materiais biológicos, registros fotográficos, montar e arquivar as pastas de identificação no acervo para casos de procura por parentes. Após esse procedimento, em casos de solicitação, o DPT fornece as informações para a polícia que faz os devidos encaminhamentos.

Segundo o Coordenador, atualmente o DPT de Santo Antônio de Jesus conta com três geladeiras que periodicamente são desligadas para fins de limpeza e manutenção, atualmente há 12 corpos dos quais 5 são prováveis sepultamento, conforme as informações do Dr. Ricardo Nery.

O coordenador lamentou ainda as ocorrências marcadas por acidentes e homicídios registrados no último final de semana. Falou também sobre o andamento do caso Vilela. “O perito já foi designado, será de Feira de Santana que irá cobrir. Ele está lendo os autos, ele ficou de dar uma resposta na terça [22] para me encaminhar a data via ofício e eu vou encaminhar para a justiça daqui para que proceda as comunicações devidas, para se marcar. Acredito que  vai ser para a primeira quinzena de abril”, informou.

(Viviane Silva/Blog do Valente)

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia