Dia Mundial de Conscientização do Autismo; “a gente prepara o mundo para os nossos filhos”

downloadO dia Mundial da Conscientização do Autismo é realizado no dia 02 de abril. Em 2015, uma mãe de criança autista e uma amiga realizaram um movimento em prol a atrair a atenção da população quanto à importância de oferecer as estruturas necessárias aos mesmos em Santo Antônio de Jesus. Em entrevista à Rádio Andaiá FM, Lidiane Teles disse que tomou como missão realizar esse ato de mobilização no ano passado, e através das redes sociais ela entrou em contato com outras mães, e já tem um grupo com o total de 10 mães da cidade para 2016. A expectativa é de encontrar mais mães dispostas a se unir nessa ideia e fazer parte desse evento que se realizará no dia 02 de abril. “Esse ano a gente está galgando uma coisa maior, tendo outras mães, a gente vais está com maior concentração de pessoas, convidando, mesmo que não tenha casos na família, mas que possa estar abraçando a causa” disse.

Haverá três concentrações, uma na Praça Renato Machado, Praça Padre Mateus e Transbordo e também terá panfletagem para maior divulgação, “enquanto os outros pais preparam os seus filhos para o mundo, a gente prepara o mundo para os nossos filhos, porque ainda há um preconceito, não aceitação, a gente está correndo atrás de conscientizar as pessoas pra isso” disse. Lidiane diz que teve dificuldades em matricular seu filho em uma determinada escola, que apesar de ter dever de cumprir com a lei de aceitação, apresentou preconceitos quanto a seu filho, e salienta que o mundo precisa está preparado para que situações como essa não mais aconteça. Ela aponta que os acompanhamentos médicos no município também não são satisfatórios, o exemplo é que o atendimento a seu filho é feito em outra cidade, e conta com o apoio da Escola Lions Clube.

Lidiane sobrepôs que a cidade de Santo Antônio de Jesus não tem uma equipe especializada, “a principal falha é não ter uma equipe profissional preparada para atender ao autista”, definiu. A Câmara Municipal de Vereadores receberá uma palestra a partir das 10 horas do dia 02, com uma mãe e um autista que superou as limitações e outras mães que estão abraçando a causa.

Blog do Valente

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia