Hospital Luiz Argolo tem superlotação; diretora médica pede compreensão da população

downloadCerca de quarenta municípios recorrem diariamente ao Hospital e Maternidade Luiz Argolo em Santo Antônio de Jesus, o que resulta em superlotação no hospital. O repórter Reginaldo Silva esteve na unidade nesta quarta-feira (16), e conversou com Drª Jussara Argolo, diretora médica do hospital e ela comentou que as gestantes dos municípios vizinhos estão indo até o hospital sem regulação prévia, e acaba ficando difícil o trabalho sem um cronograma, “nós precisamos saber quem vamos receber, e qual a capacidade, a capacidade que nós temos pra a quantidade de gestante. Eu não posso acomodar 10 gestantes em 6 leitos, eu ainda não aprendi a fazer essa matemática” comentou.

Ela explicou que a Santa Casa atende às gestantes sempre que possível, no entanto a responsabilidade de tirar a paciente do município e encaminhá-la à um centro de referência é também do próprio município, garantindo a segurança das mesmas. Ela acrescentou que a população precisa compreender a situação do hospital, pois não são medidos os esforços para atendimento, mas o número de leitos torna-se insuficiente para atender grande demanda, “estou com o pré parto lotado e seis mulheres no banco aguardando pra serem atendidas, então, como é que eu posso acomodar?” questionou. Quando há a superlotação, a paciente é regulada pela central estadual e é reencaminhada para outro centro de referência. A Drª. Jussara comentou que o hospital tem tido parcerias com outras unidades de saúde da cidade, o que tem auxiliado o trabalho médico.

A diretora médica assegurou que não falta médicos e enfermeiros, no entanto, estes estão trabalhando excessivamente, o que, segundo ela, alguns obstetras já falaram em demissão devido à exaustão no trabalho, atendendo à grande números de pacientes. As pacientes de municípios vizinhos que chegam ao hospital precisam estar reguladas, isso para garantir maior segurança e tranquilidade às mesmas e a seus bebês, inclusive evitar a superlotação, a unidade apela também pela compreensão da parte das próprias gestantes que vão ao hospital em carros próprios independentes do respectivo município.

 

Blog do Valente



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia