SAJ: “Está comprovado que o capacete salva vidas”, diz secretário de trânsito sobre projeto de vereador; veja opinião do vereador Altemir e mototaxistas

A proposta de projeto do Vereador Cristiano Sena sobre a proibição do uso de capacete em Santo Antônio de Jesus causou polêmica e dividiu opiniões da população. Em contato com o repórter Itajaí Júnior, o vereador Altemir policial sugeriu fazer um estudo mais detalhado com audiência pública para buscar meios de combater a criminalidade com uso de motocicletas. “Nós podemos fazer um projeto sobre o não uso de capacete dentro de estabelecimentos comercial e dentro de repartições públicas e uso de viseiras claras porque a viseira escura dificulta a identificação. Acho que é um projeto para ser discutido, abrir uma audiência pública junto ao Ministério Público, com o judiciário, policias civis e militares para trazer a solução para nossa cidade. A polícia tem trabalhado em combate a criminalidade com prisões”, disse. Já o secretário de trânsito e transporte, prof. Clóvis Ezequiel enfatiza a segurança do condutor como prioridade. “Respeito a todas as iniciativas do legislativo municipal e dos vereadores, é natural que num momento desses de sensação de insegurança que o município passa que medidas de todas as naturezas possam surgir, mas temos que avaliar a questão dos conflitos que um projeto de lei possa ter com a lei federal. O Código Brasileiro de Trânsito tanto quanto a lei municipal confirma a necessidade dos capacetes para que promova segurança dos condutores. Está comprovado cientificamente que o capacete salva vidas porque qualquer situação na motocicleta leva o condutor ao solo. A gente pode intensificar as blitz, recadastramento das mototáxi, isso tudo como forma de coibir a criminalidade”, explicou.

Nas ruas, alguns mototaxistas expressam suas opiniões sendo favoráveis ao projeto. “Acho que o passageiro poderia andar sem capacete e o motoqueiro ter mais responsabilidade ao andar no trânsito com o passageiro sem capacete. Acho que a polícia deveria parar todas as motos, até os mototaxistas”, disse Antônio. Outros concordam que tal medida irá facilitar a identificação dos bandidos durante um assalto com motocicleta.

Blog do Valente



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia