MEI recebe orientações sobre planejamento em Santo Antônio de Jesus

A Semana do MEI em Santo Antônio de Jesus começou nesta segunda-feira, dia 8, com uma capacitação voltada para gestão em planejamento. A oficina SEI Planejar reuniu 25 participantes de diferentes atividades. Durante toda essa semana, o Sebrae oferece para as regiões do Recôncavo e do Baixo Sul diversas oficinas gratuitas, com o intuito de auxiliar os empreendedores a administrarem melhor seus negócios.
A oficina foi apresentada pelo gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, que explicou a importância do planejamento do negócio para alcançar resultados. “Independente do porte da empresa, é fundamental planejar antes de executar. Para isso, é necessário levar em consideração aspectos como prazos, valores e mercado. A execução pode ser rápida, mas precisa ser bem planejada” ressaltou.
Na oficina, os participantes foram desafiados a se unir em grupos e simular o planejamento de uma empresa, analisando diferentes aspectos para a sobrevivência do negócio. A MEI Valdelice de Sousa, há cinco anos, trabalha com cosméticos, beleza e perfumaria e sempre participa das capacitações oferecidas pelo Sebrae. “Nunca sabemos de tudo. Precisamos ser eternos aprendizes. Toda vez que participo dessas capacitações, me atualizou e agrego conhecimento. Saio daqui hoje cheia de novas ideias”, comemorou.
Luiz Carlos Lirio também é MEI e há 6 anos vende alimentos derivados do milho. Ele contou que foi muito importante entender a necessidade de planejar seu negócio. “Seria bom se todo empreendedor buscasse se capacitar. Com planejamento, você realiza as atividades com mais organização. E se você se organiza, acaba sobrando mais dinheiro e melhorando seu lucro”, concluiu.

Megapalestra

Como parte da programação da semana do MEI, que está acontecendo em todo o país, os empreendedores poderão participar gratuitamente da Megapalestra do Microempreendedor Individual, na próxima quinta-feira, dia 11. O evento será no Hotel Ilha Bella, às 18h30 e irá focar em orientações para o desenvolvimento dos negócios, superando desafios para o crescimento. A palestrante será Ana Paula Lima, que começou como MEI e hoje é especialista em liderança empreendedora e desenvolvimento humano integrativo.
Para Maiane Matos, técnica do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, a Semana do MEI é uma grande oportunidade de intensificar a qualificação dos microempreendedores individuais. “Esse ano, além do circuito de oficinas SEI e de clínicas tecnológicas, vamos oferecer uma megpalestra motivacional com uma empresária que já foi MEI e vem mostrar ao público que os desafios existem e eles impulsionam para o desenvolvimento”, explicou.

Semana do MEI acontece na Bahia até sábado (13)

A 9ª edição da Semana do MEI acontece até este sábado (13). Com orientação empresarial e 9 mil vagas gratuitas em capacitações, ofertadas em 85 municípios baianos, o evento está trazendo como novidade a dedicação de 48% de sua grade de capacitações para temas ligados à inovação. A programação completa pode ser conferida no hotsite www.semanadomei.com.br, onde também é possível realizar inscrições. Interessados em participar do evento, podem consultar a programação Salvador e a programação interior por meio do site do evento.

São mais de 400 palestras, seminários, oficinas e um formato de capacitação novo no evento: as clínicas tecnológicas. Elas são voltadas para problemas específicos de determinados segmentos de atuação do MEI, trazendo o dia a dia do pequeno negócio para o debate de soluções inovadoras. A expectativa é de que, até o último dia, o evento contabilize 12 mil atendimentos em toda a Bahia.

Confira a programação completa para outros municípios das regiões do Recôncavo e Baixo Sul.

Valença (Sebrae, às 18h)

8 de maio – Oficina Sei Vender
9 de maio – Oficina Sei Formar Preço
10 de maio – Oficina Sei Comprar
11 de maio – Oficina Sei Controlar Meu Dinheiro

Nazaré (CDL, às 18h)

8 de maio – Oficina Sei Formar Preço
Castro Alves (Sala do Empreendedor, às 14h)

9 de maio – Oficina Sei Formar Preço
Wenceslau Guimarães (Secretaria de Agricultura, às 18h30)

9 de maio – Oficina Planeje Seu Espaço Interno e Aumente suas vendas
10 de maio – Oficina Boas Práticas de Gestão de Estoque

Teolândia (Secretaria de Agricultura, às 18h30)
9 de maio – Oficina Planeje Seu Espaço Interno e Aumente suas vendas
10 de maio – Oficina Boas Práticas de Gestão de Estoque

Muniz Ferreira (Centro de Treinamento, às 18h)
11 de maio – Oficina Sei Formar Preço

Amargosa (Aciapa, às 18h)
11 de maio – Oficina Marketing Olho no Olho para Salões de Beleza

Cruz das Almas (CDL, às 14h)
12 de maio – Oficina Sei Planejar



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia